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Título

REGENTES DE CORAIS EVANGÉLICOS: FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO VOCAL CORALISTAS

Orientador

CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA

Autor

TATIANE GUIMARÃES SCHLEIFER

Palavra chave

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, CANTO CORAL, VOZ, IGREJA EVANGÉLICA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

18/12/2006

Nº Downloads

5052

Resumo

A atividade do canto coral em instituições religiosas pode configurar-se como um cenário de educação não-formal, já que consiste na socialização dos cantores proporcionando lazer, educação vocal/musical e resgate cultural, sem regras rígidas e cobranças de desempenho dos coralistas. Contudo, existem requisitos mínimos para que esta atividade apresente qualidade musical, preserve a voz dos integrantes e seja agradável aos ouvidos daqueles que os assistem. Muitos coralistas religiosos são despreparados para cantar de modo saudável e, sendo o regente o condutor do grupo, seu conhecimento para realizar o exercício da regência é fundamental para o bom andamento do trabalho e saúde vocal dos participantes. Neste sentido, torna-se importante compreender seu papel dentro de corais religiosos. Para tal, foram realizadas entrevistas com regentes de corais evangélicos da Igreja Assembléia de Deus e nos depoimentos coletados foi possível identificar que ele é o profissional responsável pela técnica e cuidados vocais dos coralistas, mas que faz isso de forma secundária, já que a valorização maior está em seu papel de líder de um grupo de fiéis, reconhecendo o coral como um canteiro de amizades, recreação e, acima de tudo, prática da fé. Tais práticas merecem mais atenção, já que a saúde vocal e a saúde geral dos participantes podem ser comprometidas por ações pouco cuidadosas com a atividade de cantar.

Abstract

The choral singing activity in religion institutions can be characterized as an informal education scenario as it consists in the socialization of singers. It provides recreation, vocal and musical education, and cultural redeem without rigid norms and performance from the singers. Nevertheless, this activity demands some requirements to present quality music. The voice of the singers needs to be preserved, so the ones who watch can be pleased. Many religion Chorals are not well prepared to sing healthily. For being the conductor of the group the regent’s knowledge is essential for the success of the work and to the participant’s vocal health. In this sense, it is important to comprehend his role in religion’s Chorals. Interviews where done with regents from Assemblies of God, and it was possible to identify their responsibility for the techniques and vocal performance of the singers, but the regents most important role is as a leader of a group of followers. They use the Choral activity to approach friends, as recreation and above all, faith’s practice. Such practices deserve more attention as the vocal health and overall health of the participants can be jeopardized by actions with little care. Key-word: Non formal education, choral sing, voice, Evangelist church