Visualização do documento
Título
ELEMENTOS VISUAIS NAS EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: ESTUDO DE CASO
Orientador
ANTONIO CARLOS GIULIANI
Autor
ANA RENATA PRISCILIA GALVÃO GONÇALVES
Palavra chave
EMBALAGEM, ELEMENTOS VISUAIS, PONTO-DE-VENDA.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
18/12/2006
Nº Downloads
4327
Resumo
Este trabalho busca avaliar a influência dos elementos visuais no comportamento do consumidor de embalagens de bens de consumo, confrontando especificamente duas embalagens de empanados de frango, de grandes empresas alimentícias: Sadia e Perdigão. Num momento em que as marcas buscam se sobressair em mercados cada vez mais saturados e com produtos muito semelhantes, o que permitirá a geração de um diferencial competitivo pode ser a forma como as embalagens dos produtos são projetadas e desenvolvidas, gerando um valor agregado e exercendo o papel de poderosa ferramenta de marketing. Portanto, é necessário que os diversos elementos visuais das embalagens trabalhem de maneira integrada, a fim de se obter o melhor resultado possível. O estudo, de caráter exploratório na primeira etapa da pesquisa, permitiu constituir o referencial teórico, subsidiando a segunda etapa, na qual se aplicou um questionário a 120 estudantes dos cursos de graduação de duas instituições educacionais privadas, localizadas nas cidades de Campinas e Valinhos, interior do Estado de São Paulo, que optam pela praticidade em pratos alimentícios semi-prontos. A amostra foi definida por conveniência, com alunos do primeiro ao último ano dos cursos de Administração e Comunicação Social. Como resultados, verificou-se a composição dos elementos visuais associada à embalagem e suas contribuições para despertar o desejo de compra e agregar um diferencial na marca.
Abstract
This work searches to evaluate the influence of the visual elements in the behavior of the consumer of packing of consumption, specifically confronting two chicken battered packing, of great nourishing companies: Sadia and Perdigão. At a moment where the brands look for if it stands out in saturated markets and with very similar products, what it will allow the generation of a competitive differential can be the form as the packing of the products are projected and developed, generating a joined value and exerting the paper of powerful marketing tool. Therefore, it is necessary that the several visual elements of the packing work in integrated way, in order to obtain the best possible result. The study, of exploratory character in the first stage of the research, it allowed to constitute the theoretical referential, subsidizing the second stage, in which a questionnaire was applied to 120 students of the degree courses of two private institutions education, located in the cities of Campinas and Valinhos, inside the State of São Paulo, that they opt for the facility in pre-cooked plates. The sample was defined by convenience, with students of the first to the last year of the courses of Administration and Social Communication. As results, the composition of the visual elements was verified associated to the packing and their contributions to wake up the purchase desire and to join a differential one in the brand. Key words: packing, visual elements, point-of-sale.