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Título
GEOGRAFIA E ARTE, UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO
Orientador
BRUNO PUCCI
Autor
STEVENSON MOSCHINI CARLOS
Palavra chave
NSINO DE GEOGRAFIA; RACIONALIDADE INSTRUMENTAL; TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
19/12/2006
Nº Downloads
3615
Resumo
Esta dissertação de mestrado se propõe analisar o ensino da Geografia no ensino fundamental escolar, através de dois momentos contrapostos e interligados: 1. desvendando e criticando a racionalidade instrumental presente na abordagem das categorias geográficas do ensino tradicional, em que predomina uma visão positivista, funcionalista, eivada pelos valores da indústria cultural e pelo espetáculo das novas tecnologias digitais; 2. sugerindo uma nova maneira de ensinar-apreender na escola, em que as categorias científicas de tempo, espaço, atmosfera, topografia, clima, cultura, rios, montanhas e outras, se sintam fecundadas por um novo olhar estético, lúdico, criativo, que impulsiona ainda mais o saber e a pesquisa. A investigação científica terá como referenciais teóricos básicos para o primeiro momento as contribuições dos escritores frankfurtianos Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin, particularmente em suas críticas à racionalidade instrumental que permeia o cotidiano da sociedade em que vivemos, e, nesse contexto, o interior das salas de aula; e para o segundo momento, as contribuições estéticas de Adorno e Benjamin, bem como as obras de arte de pintores, como Cézanne, Rembrandt, Gauguin, Monet, Miró, que souberam, com suas produções artísticas, dar relevo e substancialidade a inúmeros acidentes geográficos espalhados por esse mundo afora. Os materiais de pesquisa, para o primeiro momento, serão as produções didáticas utilizadas no ensino tradicional da geografia, e, para o segundo, pinturas e gravuras geográficas dos artistas acima arrolados. A dissertação é constituída por apenas dois grandes capítulos, que buscam, principalmente, retratar com propriedade os dois momentos desta investigação científica.
Abstract
Esta dissertação de mestrado se propõe analisar o ensino da Geografia no ensino fundamental escolar, através de dois momentos contrapostos e interligados: 1. desvendando e criticando a racionalidade instrumental presente na abordagem das categorias geográficas do ensino tradicional, em que predomina uma visão positivista, funcionalista, eivada pelos valores da indústria cultural e pelo espetáculo das novas tecnologias digitais; 2. sugerindo uma nova maneira de ensinar-apreender na escola, em que as categorias científicas de tempo, espaço, atmosfera, topografia, clima, cultura, rios, montanhas e outras, se sintam fecundadas por um novo olhar estético, lúdico, criativo, que impulsiona ainda mais o saber e a pesquisa. A investigação científica terá como referenciais teóricos básicos para o primeiro momento as contribuições dos escritores frankfurtianos Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin, particularmente em suas críticas à racionalidade instrumental que permeia o cotidiano da sociedade em que vivemos, e, nesse contexto, o interior das salas de aula; e para o segundo momento, as contribuições estéticas de Adorno e Benjamin, bem como as obras de arte de pintores, como Cézanne, Rembrandt, Gauguin, Monet, Miró, que souberam, com suas produções artísticas, dar relevo e substancialidade a inúmeros acidentes geográficos espalhados por esse mundo afora. Os materiais de pesquisa, para o primeiro momento, serão as produções didáticas utilizadas no ensino tradicional da geografia, e, para o segundo, pinturas e gravuras geográficas dos artistas acima arrolados. A dissertação é constituída por apenas dois grandes capítulos, que buscam, principalmente, retratar com propriedade os dois momentos desta investigação científica.