Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ENVELHECIMENTO E LINGUAGEM. UM ESTUDO DA LINGUAGEM COMO PRÁTICA DIALÓGICA E SOCIAL EM IDOSOS

Orientador

MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

LILIAN JUANA LEVENBACH DE GAMBURGO

Palavra chave

LINGUAGEM; ENVELHECIMENTO; IDOSOS.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

13/12/2006

Nº Downloads

1657

Resumo

O contingente de idosos já alcança quase 10% da população brasileira, e continua crescendo aceleradamente. Em contraposição às (poucas) pesquisas existentes sobre envelhecimento e linguagem, as quais em geral pressupõem a ocorrência de declínio cognitivo; e utilizando a narrativa da história de vida de seis sujeitos, cada um deles sendo visto como um ser da linguagem, o objetivo deste estudo foi conhecer a linguagem de idosos com as capacidades comunicativas preservadas. Por meio de entrevistas individuais, promovemos interações nas quais os idosos rememoraram suas trajetórias de vida, desdobrando-se e tomando a si próprios como objeto de atenção, refletindo sobre as oportunidades (ou falta) de diálogo, sua inserção na família, no trabalho e nas esferas sociais. Quatro dos sujeitos entrevistados residiam em uma Instituição de Longa Permanência, e dois em seus domicílios. A orientação teórica foi baseada nos conceitos de Mikhail Bakhtin devido a sua concepção de linguagem numa dimensão discursiva, histórica e social, que outorga papel central à dimensão semiótica na constituição do sujeito. O exame dos dizeres tornou possível a análise dos dados, organizados em torno de seis eixos temáticos, atravessados pelo tema maior da linguagem. Os diálogos deram origem a relatos longos e emocionados. A história familiar marcou de forma indelével opiniões, valores e crenças. Narrativas relativas às esferas sociais, culturais e de trabalho tornaram possível conhecer os contextos de vida, trabalho e relacionamentos. Sentimentos, crenças, gostos e valores foram expressos com palavras, mas também com silêncios. As opiniões a respeito da própria linguagem exigiram dos sujeitos uma reflexão sobre as suas capacidades comunicativas, provocando um exercício de reflexividade. As lembranças trouxeram à tona pessoas, tempos e lugares de grande significação emocional, assim como aspectos da dinâmica histórica e social de cada um. Os discursos revelaram que não importa o lugar social ou as condições de vida do idoso, se mora sozinho, numa instituição ou com a família, se tem ou não oportunidades para o uso da comunicação verbal; cada um deles continua sendo um ser da linguagem. Vemos a linguagem como componente essencial para a saúde geral, para a inserção social e para a qualidade de vida, uma vez que todas as esferas de atividade humana pressupõem o seu uso. Além da oportunidade de construir conhecimentos, esta pesquisa constituiu uma vivência feita de encontros, emoções, empatia. O desejo de ter a atenção de alguém, de dialogar, mesmo que por um tempo breve, fez de todos os sujeitos interlocutores sensíveis aos nossos questionamentos. Isto resultou em um rico material, abundante em quantidade, mas, sobretudo, em qualidade, o que nos proporcionou a possibilidade de conhecer uma situação muito heterogênea, onde coexistem imagens e conjunturas diversas, sendo todas elas parte da realidade passada e presente da velhice no Brasil.

Abstract

The contingent of aged people already reaches almost 10% of the Brazilian population, and these numbers continue to rise. The aim of this study is to investigate - by using the narrative of life histories - the language of six aged with their cognitive abilities preserved, viewing each one of them as a "language-being", since the language is tied with the human being that uses it to interact as a social being in his context of life. We did so in contraposition to the (few) existing researches relating language and ageing, most of which presume the occurrence of cognitive decline in the oldness. By doing individual interviews with elders, and by recollecting part of their life trajectory, we were able to to acquire some knowledge about them. It was possible, as well, to think about their dialogue opportunities (or lack of it), the insertion in their family, work and social environment. Four of them lived in a Long-permanence Institution for the Elderly and the other two in their own domiciles. The theoretical orientation was based on Mikhail Bakhtin's concepts, due to his conception of language in a discursive, historical and social dimension that grants a central role to semiotics in the human constitution. By examining the narratives, it was possible to analyze the data that were organized according to six thematic subjects. The dialogues originated long and moving stories. The family history marked opinions, values and beliefs in a way that cannot be extinguished. The narratives related to the social and cultural spheres made possible knowing their relationships and contexts of life and work. Feelings, beliefs and values where express by words, but also by moments of silence. The opinions regarding their language demanded a deep reflection about the own communicative capacities. The remembrances brought to conscience times, places and people of great emotional meaning, as well as aspects of the historical and social dynamics of each ones lives. The discourses showed that it does not matter what are the social conditions of life, or whether they live alone, with the family or in an institution. If they have opportunities to use verbal communication, each one of them continues to be a "language-being". We see the language as an essential component regarding the general health, the social insertion and the quality of life, since in every human activity the use of language is required and it is essential. Besides the opportunity of constructing a new knowledge, this work constitutes a huge experience, full of emotional proximity and empathy. The desire to have someone's attention, to interact and dialogue, even though for a short time, transformed them into sensible interlocutors to our needs. As a result, it was possible to obtain a rich and qualitatively abundant material. This research gave us an opportunity to learn about a very heterogeneous situation, in which coexists a variety of images and conjunctures, being all parts of the reality of oldness in Brazil. Key words: Language, Aging, Aged.