Visualização do documento
Título
OPORTUNIDADES DE MARKETING ADVINDAS DO PERFIL DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS E DA DEMANDA POR PROFISSIONAIS DE RIO CLARO E MICRORREGIÃO
Orientador
NADIA KASSOUF PIZZINATTO
Autor
MICHELE CRISTINA INOCÊNCIO
Palavra chave
OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS DE MARKETING; EDUCAÇÃO SUPERIOR E TÉCNICA
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
15/12/2006
Nº Downloads
1774
Resumo
Esta dissertaçã o busca investigar as oportunidades de marketing advindas do perfil da oferta de profissionais no ensino médio/ técnico e superior e da demanda por profissionais nos negócios da indústria, comércio e serviços, nos níveis de formação citados para Rio Claro e microrregião. De natureza exploratória e descritiva, a pesquisa foi desenvolvida com base em investigações já realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para levantamento da oferta de cursos superiores e ensino médio/ técnicos nas regiões em estudo. Como resultados, as oportunidades encontradas estão no avanço do ensino médio de nível técnico e superior tecnológico e a atratividade de Rio Claro e microrregião como pólo de conhecimento, atraindo novos empreendimentos em função da oferta de profissionais em áreas específicas.
Abstract
This dissertation searches to investigate the marketing opportunities succeed from the profile of the professional offers in elementary/ technical education and from the demand for professionals in industry, trade (commerce) and services business, in the levels of education noticed to Rio Claro and this micro region. In an exploiting and descriptive way, this research was developed based on investigations which were already done by the Ministério do Trabalho e Emprego (Ministry of Work and Employment, like the Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (General Employment and Unemployment Register) and Ministério da Educação (Ministry of Education), through the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (National Institute of Studies and Educational Researches Anísio Teixeira) to rise the offers of higher, elementary or technical education in the regions of this study. As result, the opportunities found are improving the fundamental education in a technical or higher technological level and the attractiveness in Rio Claro and its micro region as knowledge zone, approach new activities due to the offer of professionals in specific areas. Words keys: Marketing Opportunities and Strategics; Higher and Technical Education; Commerce, Industry and Services.