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Título
DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES MOTORAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM REFERÊNCIAL DE AVALIAÇÃO
Orientador
ADEMIR DE MARCO
Autor
BERTHA EMILIA STRIJKER
Palavra chave
DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EXAME NEUROLÓGICO EVOLUTIVO -AVALIAÇÃO
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
30/01/2007
Nº Downloads
5100
Resumo
Compreender a criança em desenvolvimento significa estar atento ás suas reais carências e mudanças do seu comportamento psicomotor. Para de fato, valorizar esta problemática e mostrar condições de colaborar atendendo às necessidades das crianças realizamos este estudo, que analisou de forma lúdica o equilíbrio estático e dinâmico, coordenação apendicular, sincinesias, persistência motora, e sensibilidade de crianças pré – escolares. Estruturamos um conjunto de atividades motoras baseados no Exame Neurológico Evolutivo - ENE (Lefèvre, 1976), porém com a preocupação central de que as crianças realizassem as tarefas propostas na forma de Atividades Motoras Sugeridas - AMS. Esperando com isto contribuir com os professores de Educação Física no objetivo de identificar, de forma natural e espontânea, o desenvolvimento motor de crianças, elaborar e aplicar atividades motoras com base no ENE, que permitissem a análise do desenvolvimento motor, nas faixas etárias de 3 a 5 anos; comparando os resultados obtidos neste estudo com os dados apresentados e previstos pela aplicação do ENE na sua forma original na clínica neurológica. Utilizamos como método estatístico, o teste de Qui-quadrado (X²) a 5%, tendo a estratificação – parto, e para verificar a concordância do estudo com o estudo de Lefèvre, realizamos a análise descritiva baseada no estudo de porcentagem, fazendo-se uma análise quantitativa e qualitativa em prova apta e prova não apta para a idade e tipo de parto. As provas de equilíbrio estático, para 3 anos atingiu 84% de êxito no total das provas, as crianças de 4 e 5 anos, não atingiram o percentual mínimo de 75%, constante do ENE. Para equilíbrio dinâmico, se considerarmos o total de crianças e o total de provas, as crianças na idade de 3 anos atingiu-se 91% de êxito, 4 anos tiveram 75% e as crianças de 5 anos obtiveram 56% de êxitos no total de provas. Na categoria de coordenação apendicular, os valores atingidos foram: 71% (3 anos), 29% (4 anos), e 70% (5 anos). Para a categoria de sincinesias, o maior percentual foi com as crianças de 5 anos, onde atingiram 52% de êxitos, enquanto as crianças de 3 e 4 anos respectivamente, tiveram 20% e 18%, a de persistência motora, resultou em 37% para 4 anos e 9% para 5 anos. A categoria, sensibilidade, teve percentual de 99,5% de êxitos para crianças com 5 anos, para 4 anos 70% e para crianças de 3 anos 53%, de êxito. Entendemos o estudo possibilitou demonstrar um exemplo de atividades que podem ser desenvolvidas com crianças em idade da Educação Infantil, verificamos por meio dos resultados obtidos que, crianças nascidas de parto cezária e crianças de parto normal apresentam resultados muito próximos, podendo, desta forma, participar de um mesmo programa de atividades motoras. Ainda que pesem algumas diferenças em determinadas provas do ENE, estas não foram tácitas a ponto de inviabilizar a participação conjunta em programas de ações motoras, de crianças nascidas pelos dois tipos de partos. Resultados semelhantes também foram encontrados, quando comparamos os percentuais obtidos por Lefèvre (1976) com a aplicação do ENE e os escores alcançados pelas crianças analisadas neste estudo, no desempenho das AMS. Ao finalizarmos esta pesquisa, podemos inferir que o conhecimento de provas para avaliar o desenvolvimento motor da criança, permite identificar e prevenir certas dificuldades de aprendizagem, podendo ser elaborado um programa de educação e de reeducação psicomotora para ser realizado com crianças desta faixa etária.
Abstract
To understand the child in development means to be intent ace its real lacks and changes of its psychomotor behavior. For in fact, to value this problematic one and to show conditions of collaborate assisting to the children's needs accomplished this study, that it analyzed of playful form the static and dynamic balance, appendicular coordination, sincinesias, motor persistence, and sensitivity of children daily pay-pertaining to school. We structured a group of motive activities based in the Neurological Examination Evolution - NEE (Lefèvre, 1976), however with the central concern that the children accomplished the tasks proposed in the form of Suggested Motor Activities - SMA. Waiting with this to contribute with the professors of Physical Education in the objective of identifying, in natural and spontaneous way, the children's motor development, to elaborate and to apply motor activities with base in NEE, that allowed the analysis of the motor development, in the age groups from 3 to 5 years; comparing the results obtained in this study with the presented data and foreseen by the application of NEE in its original form in the neurological clinic. We used as statistical method, the test of Qui-square (X²) to 5%, tends the bedding - I leave, and to verify the agreement of the study with the study of Lefèvre, we accomplished the descriptive analysis based in the percentage study, being made a quantitative and qualitative analysis in capable proof and it proves no capable for the age and childbirth type. The proofs of static balance, for 3 years reached 84% of success in the total of the proofs, the children of 4 and 5 years, they didn't reach the percentile minimum of 75%, constant of NEE. For dynamic balance, if we consider the children's total and the total of proofs, the children in the 3 year-old age were reached 91% of success, 4 years had 75% and the 5 year-old children obtained 56% of successes in the total of proofs. In the category of appendicular coordination, the reached values were: 71% (3 years), 29% (4 years), and 70% (5 years). For the sincinesias category, the percentile largest was with the 5 year-old children, where they reached 52% of successes, while the children of 3 and 4 years respectively, they had 20% and 18%, the one of motor persistence, resulted in 37% for 4 years and 9% for 5 years. The category, sensibility, had percentile of 99,5% of successes for children with 5 years, for 4 years 70% and for 3 year-old children, of success. We understood the study made possible to demonstrate an example of activities that they can be developed with children in age of the Infantile Education, verified through the results obtained that, children of cesarean section and children of normal childbirth present very close results, being able to, this way, to participate in a same program of motor activities. Although they weigh some differences in certain proofs of NEE, these were not tacit to the point of to make unfeasible the united participation in programs of motive actions, of children for the two types of childbirths. Similar results were also found, when we compared the percentile ones obtained by Lefèvre (1976) with the application of NEE and the scores reached by the children analyzed in this study, in the acting of SMA. Conclude this research, we can infer that the knowledge of proofs to evaluate the child's motor development, allows to identify and to prevent certain learning difficulties, could be elaborated an education program and of psychomotor reeducation to be accomplished with children of this age group.