Visualização do documento
Título
PAIDÉIA: A INICIAÇÃO ESPORTIVA
Orientador
WAGNER WEY MOREIRA
Autor
JEAN CARLO RIBEIRO
Palavra chave
INICIAÇÃO ESPORTIVA, CORPOREIDADE, PROJETO ESPORTIVO, PEDAGOGIA DO ESPORTE.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
01/01/2007
Nº Downloads
813
Resumo
Este estudo se trata de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e tem por objetivo desvelar qual trato pedagógico, relacionado ao ensino dos esportes, tem sido dispensado às crianças e jovens, alunos do projeto de iniciação esportiva do curso Educação Física da Fundação / Faculdade UNIRG de Gurupi, Tocantins, intitulado "Paidéia: para além da iniciação esportiva". Para tal intento, propomos como eixo central de discussão, uma reflexão sobre uma pedagogia de ensino dos esportes que considere a corporeidade como fundamento principal no trato do movimento nas práticas esportivas, teoria esta, que serve de suporte teórico para as ações desenvolvidas no projeto. Para a coleta dos dados a serem analisados, aplicamos uma entrevista com duas perguntas geradoras aos cinco sujeitos da pesquisa, buscando perceber por meio do discurso desses sujeitos se eles observavam algum diferencial neste projeto, em relação ao processo de ensino dos esportes. Com o intuito de coletar um maior número de informações referentes ao objetivo da pesquisa, realizamos também a observação de nove aulas do projeto. Percebemos que a discussão da corporeidade nas aulas do projeto Paidéia, apesar de presente, tem se concretizado de forma insuficiente. No discurso dos sujeitos, essa afirmação ficou clara na dificuldade destes usarem termos que consigam exprimir esse referencial teórico. Esse fato demonstra a falta de um processo de capacitação contínua da equipe de professores estagiários do projeto Paidéia, situação prevista como objetivo específico do projeto que não vem sendo cumprida de forma efetiva. O trato pedagógico dispensado aos alunos do projeto Paidéia, em relação ao ensino dos esportes, apresenta tanto elementos positivos quanto negativos, quando analisados a partir da discussão da corporeidade e da re-significação do corpo nas práticas corporais esportivas. Mesmo apresentando insuficiências, acreditamos que as possibilidades educacionais do projeto, em muitos momentos, têm sido delineadas no respeito ao corpo enquanto corporeidade e no estabelecimento de relações significativas com o outro, com o mundo e consigo mesmo, contribuindo na formação dos alunos, enfatizando valores que nos dias atuais, nem sempre tem sido lembrados no ensino dos esportes.
Abstract
This study is treated of a descriptive research of qualitative approach and it has for objective to reveal the pedagogic treatment, related to the teaching of the sports, it has been released to the kids and young, students of the project of sporting initiation entitled "Paidéia: para além da iniciação esportiva" of the course of Physical Education of the Foundation / University UNIRG of Gurupi, Tocantins. For such a project, we propose as central axis of discussion, a reflection on pedagogy of teaching of the sports that considers the corporeidade as main foundation in the treatment of the movement in the sporting practices, theory this, that serves as theoretical support for the actions developed in the project. For the collection of the data to be analyzed, we applied an interview with two generating questions to the five subject of the research, looking to notice through the speech of those subjects, if they observed some differential one in this project, in relation to the process of teaching of the sports. With the intention of collecting a larger number of information regarding the objective of the research, we also accomplished the observation of nine classes of the project. We noticed that the discussion of the corporeidade in the classes of the project Paidéia, in spite of present, has if rendered in an insufficient way. In the speech of the subjects that statement was clear, in the difficulty of that they use terms to get to express that theoretical referential. That fact demonstrates the lack of a process of continuous training of the teachers trainees' of the project team Paidéia, situation foreseen as specific objective of the project that has not been accomplished in an effective way. The pedagogic treatment spared the students of the project Paidéia, in relation to the teaching of the sports, presents so much positive as negative elements, when analyzed starting from the discussion of the corporeidade and of the reverse-significance of the body in the sporting corporal practices. We believed that the education possibilities of the project in many moments, have been delineated in the respect to the body while corporeidade and in the establishment of significant relationships with the other, with the world and itself, contributing in the students' formation, emphasizing values that in the current days, not always has been reminded in the teaching of the sports.