Visualização do documento
Título
O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO USUÁRIO DOMÉSTICO
Orientador
EDUARDO EUGÊNIO SPERS
Autor
JOÃO CARLOS DE CAMPOS FEITAL
Palavra chave
ÁGUA; CONSUMO CONSCIENTE; CONSUMIDOR; MEIO AMBIENTE.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
01/01/2007
Nº Downloads
1728
Resumo
A escassez da água é um complexo problema ambiental com o qual a humanidade vem se defrontando. Isso a transformou em um bem que deve ser administrado para permitir às futuras gerações o atendimento de suas necessidades hídricas. Nesse contexto, a gestão dos recursos hídricos deve incluir uma ação conjunta entre os diversos atores interessados, tais como, as autoridades governamentais, a iniciativa privada, a sociedade e os consumidores domésticos desse bem. O consumo da água, de acordo com o usuário, pode ser categorizado em industrial, agrícola e doméstico. O objetivo deste estudo é analisar o consumo consciente por parte do usuário doméstico, que pode promover algumas medidas para evitar o uso indiscriminado da água, bem como minimizar os problemas que o setor público, em geral, apresenta no seu fornecimento. Para avaliar o consumo consciente da água foi construída uma escala, a partir de práticas pertinentes à conservação e ao uso desse bem com parcimônia. A pesquisa foi aplicada, numa primeira etapa, a uma amostra extraída por conveniência em 114 estudantes e professores de um centro universitário do Interior do Estado de São Paulo. Os resultados permitiram agrupar as variáveis em fatores, reavaliar a escala criada para dimensionar o grau de consciência no uso da água, reformular e calibrar o questionário. Em uma segunda etapa, o novo questionário foi aplicado a 253 responsáveis por domicílios no Município de Salto, SP, confirmando-se três das hipóteses formuladas no estudo: que o uso consciente da água está de fato relacionado à idade e à renda, e, que a disposição de pagar mais pelo fornecimento de água está positivamente relacionada à renda familiar. Campanha educacional para melhorar o nível de informação sobre o assunto foi apontada pelos respondentes como um fator que poderia difundir o uso racional da água. Essa questão abre caminho para novos estudos, bem como o uso racional da água na indústria e a análise do consumo domiciliar em outros municípios com perfil e tamanho diferente do município analisado neste estudo.
Abstract
Water scarcity and pollution are complex environmental problems which the humanity has been confronting. This fact transformed water into a good that must be managed to allow the future generations the attendance of its necessities. Thus, the management of the water resources must include a joint action among the diverse interested actors, such as, governmental authorities, private initiative, society and consumers. Water consumption can be categorized in industrial, agriculturist and domestic use, depending on the user. The objective of this study is to analyze the conscientious consumption by the domestic user who can take some steps to prevent the indiscriminate water utilization and minimize the supply problems generally presented by the public sector. To evaluate the conscientious water consumption a scale was constructed starting from pertinent practical of this good parsimonious conservation and use. The research was applied, in a first stage, to a sample extracted under convenience in 114 students and professors of a University Center, from the Interior of São Paulo State. The results had allowed to group the variable in factors, to reevaluate the created scale to calculate the degree of conscience in the water use, to reformulate and calibrate the questionnaire. In one second stage, a new questionnaire was applied to 253 domiciles responsible in the City of Salto, São Paulo State, having confirmed three of the formulated hypotheses of this study: the water conscientious use is positively related to the age and income, and the disposal to pay higher tax for the water supply is positively related to the familiar income. Educational campaign to improve the information level on the subject was pointed by the respondents as a factor that could spread out the rational use of the water. This question opens way for new studies.