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Título
UM SISTEMA DE DIAGNOSTICO REMOTO PARA AMBIENTE INDUSTRIAL APLICADO EM MAQ...
Orientador
MARCIO MERINO FERNANDES
Autor
SILVIO LUIZ PLOTEGHER
Palavra chave
DIAGNOSTICO REMOTO, MAQUINAS-FERRAMENTA, COMANDO NUMERICO, ...
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Área
CIÊNCIAS EXATAS E DA
Data da defesa
02/12/2005
Nº Downloads
1244
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de diagnóstico remoto (SDR) para ambiente industrial aplicado em máquinas-ferramenta (MF), baseando-se nas novas arquiteturas do Comando Numérico Computadorizado (CNC) e modelando este ambiente para novos conceitos de manutenção remota. Apresenta o SDR combinado com o uso do método de Raciocínio Baseado em Casos (RBC), objetivando reduzir os tempos e custos de manutenção e assistência técnica, aumentando a disponibilidade das máquinas. Foram utilizados estudos práticos para a criação de uma arquitetura de comunicação entre o pessoal da assistência técnica e do chão de fábrica. Os resultados obtidos mostraram reduções consideráveis nos custos e tempo de manutenção e permitiram visualizar a evolução para outras arquiteturas de comunicação, com o uso da Intranet e Internet. A combinação do SDR e do RBC permitiram propor um novo modelo de gerenciamento, alterando o atual esquema de assistência técnica de uma empresa. Este gerenciamento permitiu utilizar-se mais efetivamente uma base de casos criada a partir da aplicação da metodologia de RBC. A atual base de casos foi legada ao sistema, permitindo adaptá-la ao novo modelo proposto. PALAVRAS-CHAVE: Diagnóstico Remoto, Máquinas-Ferramenta, Comando Numérico Computadorizado, CNC, Internet, Intranet, Raciocínio Baseado em Casos, Arquitetura, Comunicação, Chão de Fábrica, Sistema de Tecnologia da Informação.
Abstract
This document describes the Remote Diagnostic System (RDS) for an industrial environment applied to machine tools. Such a system is based on the current platforms of Computerized Numerical Control (CNC) and redefines this environment to apply new remote maintenance concepts. It focuses the RDS combining it with Case Based Reasoning (CBR) in order to minimize maintenance costs and machine idle time, thus contributing to increase productivity. Practical studies were conducted in order to propose a communication link between the technical service staff and the shopfloor. The results show a considerable reduction in costs and machine idle time. In addition, the results indicate an evolution to new architectures, using Intranet and Internet technology. The combination of RDS and CBR has lead to propose modifications and a new management concepts on the current work flow in the technical service department. Such management concepts have created a knowledge base using the existing data base as a legacy of the current system. KEYWORDS: Remote Diagnostic, Machine Tools, Computerized Numerical Control, Internet, Intranet, Case Based Reasoning, Architecture, Communication, Shopfloor, Information Technology System.