Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER EM CIDADE MÉDIA DE REGIÃO METROPOLITANA

Orientador

NELSON CARVALHO MARCELLINO

Autor

FELIPE SOLIGO BARBOSA

Palavra chave

EDUCAÇÃO FÍSICA. LAZER. ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS. POLÍTICAS PÚBLICAS. REGIÃO...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

18/02/2007

Nº Downloads

1423

Resumo

Diante do novo quadro urbano que se desenha no país, com a concentração das cidades em regiões metropolitanas, e tendo em vista que o lazer se configurou, historicamente, como uma problemática essencialmente urbana, é imperioso que se trabalhe em políticas públicas na perspectiva dessas regiões. É impossível ficar restrito aos âmbitos municipais, inclusive com a série de impactos positivos que as políticas de lazer podem trazer para regiões inteiras. Em quase metade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) não há espaços de lazer, aponta pesquisa realizada pelo IBGE (2001), embora o perfil apresentado para a RMC esteja acima da média brasileira, em oferta de serviços de lazer/cultura, esses dados refletem o perfil tradicional das regiões metropolitanas, que são caracterizadas por centro e periferia, onde a oferta de serviços de qualidade está no centro. O objetivo deste estudo é entender as relações estabelecidas entre o público usuário, os equipamentos de esporte e lazer, e os profissionais que neles atuam, em cidade de médio porte de região metropolitana. Por critérios de acessibilidade e representatividade foi escolhido o município de Hortolândia. O estudo usa a combinação de pesquisas bibliográfica, documental, e de campo, buscando fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas de esporte e lazer, em cidades médias de regiões metropolitanas, especificamente nos eixos de espaços e equipamentos e de formação e desenvolvimento de pessoal. Foram pesquisados 21 espaços e equipamentos de lazer e esporte, que oferecem em suas programações diversas opções. Embora haja na área urbana do município cerca de 200 praças, somente uma pequena parte oferece programações com presença de animadores, professores ou monitores. A cidade dispõe de instrumentos legais para administração consorciada englobando a RMC. Destacamos dentro dos limites da análise documental a participação da população na criação e aprovação de leis que regem a administração do Esporte e Lazer na cidade, citamos os Conselhos Municipais, e a Estruturação do solo urbano, qualificando os espaços vazios, significativo elemento para quebra dos conjuntos. Entretanto, esse procedimento não tem se verificado em Políticas Públicas de Lazer. Durante os meses de abril, maio e junho de 2007 foram entrevistados, 175 sujeitos, sendo 106 homens e 69 mulheres, majoritariamente moradores de Hortolândia, mas também das cidades vizinhas como Sumaré e Monte Mor. Há certa igualdade de opiniões, quando os sujeitos são questionados em relação à necessidade de melhorias em termos de instalação e material do equipamento, o que se não verifica em termos de professores, monitores e animadores dos equipamentos. No que diz respeito à necessidade de melhoria em termos de professores, monitores e animadores a maioria concorda. Percebemos nos discursos dos sujeitos que opinaram sobre a necessidade de pessoal, seja para manutenção do equipamento seja para realização de atividades ali realizadas, a preocupação com outras atividades e a necessidade de maior número de recursos humanos, seja para manutenção, seja para animação do espaço. Pelos dados de nossa pesquisa há uma necessidade urgente em preparação de pessoal para a animação dos espaços, constituindo assim uma política de animação, que os conteúdos culturais.

Abstract

According to the new urban scenario in the country, with the cities concentration in metropolitan regions, and understanding that the leisure has configured itself, historically, essentially as an urban issue, it's really important to work with public policies, in the perspective of these regions. It's impossible for one to restrict oneself to municipal domain, especially with the series of positive impacts that leisure policies can bring to entire regions. There aren't leisure spaces in almost half of Campinas Metropolitan Region, it's what the research done by IBGE (2001) shows, although the profile presented for the RMC is above the Brazilian average in culture/leisure services, this data reflects the traditional profile of the metropolitan regions, which are characterized by center and suburb, being the former where the quality services are located. The objective of this study is to understand the relationships established among the public, the sports and leisure equipments, and the professionals that work at these equipments, in medium-sized city of metropolitan region. Hortolândia City was chosen through accessibility and representativeness criteria. The study uses the combination of bibliographical, documental, and field researches, trying to offer assistance for the formulation of sport and leisure public policies, in medium-sized cities of metropolitan regions, specifically in the axes of spaces and equipments and of personnel training and development. 21 spaces of leisure and sport were researched, which offer in their programs several options. Although there are in the urban area of the city about 200 squares, only a small part offers programs with the presence of animators, teacher or counselors. The city has legal instruments for the administration in combine in the RMC. We highlight, within the limits of the documental analysis, the population participation in the creation and approvals of laws that lead the administration of the Sport and Leisure in the city, we cite the Municipal Councils, and the urban soil Arrangement, qualifying the empty spaces, meaningful elements for the rupture of the complexes. However, this procedure has not occurred in Leisure Public Policies. During the months of April, Mai and June in 2007, 175 people were interviewed, being 106 men and 69 women, most of them dwellers of Hortolândia, but also of the nearby cities such as Sumaré and Monte Mor. There is a certain equality of opinions when the people are questioned about the need of improvements in installation and materials of the equipment, but this is not verified when talking about teachers, counselors and animators in the equipments. About the need of improvements related to teachers, counselors and animators, the majority agrees. We notice in the speech of the people who expressed opinions about the need of personnel, either for the maintenance of the equipment or for the development of activities, the concern about other activities and the need of a bigger amount of human resources, for the maintenance and for the animation of the space as well. According to the data of our research, there is an urgent need in personnel preparation for the animation of the spaces, constituting this way in an animation policy, which gathers the cultural contents.