Visualização do documento
Título
ENTIDADES DE ATENÇÃO À INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO
Orientador
ANNA MARIA LUNARDI PADILHA
Autor
KARINA GARCIA MOLLO
Palavra chave
PRÁTICAS EDUCATIVAS; INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA; SITUAÇÃO DE RISCO.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
26/02/2007
Nº Downloads
2041
Resumo
Esta pesquisa tem o intuito de refletir criticamente sobre práticas educativas desenvolvidas com crianças e adolescentes em situação de risco social. Tomando como objeto de estudo um projeto sócio-educativo, busca mostrar como uma expressão particular, a construção e a desconstrução de práticas educativas, pode representar um movimento universal. Apresenta-se uma explicação política sobre a macro estrutura e a produção de condições de vida a partir da observação da história dessa instituição. Por meio da reflexão, procura-se desvelar a estreita relação entre questões de ordem econômica, política e social, de intervenção do Estado e de práticas institucionais. Para tanto, busca-se entender a relação entre o período histórico, as legislações implantadas, as políticas sociais dirigidas à infância e adolescência no Brasil e as concepções e práticas desenvolvidas pelos profissionais da referida instituição. Esta pesquisa constitui-se de uma reflexão crítica sobre a ilusão educativa das entidades de atenção e sua função, na maioria das vezes, como mecanismo de controle dos conflitos sociais. Procura-se mostrar os limites e as possibilidades de práticas educativas nos marcos do capitalismo.
Abstract
.