Visualização do documento
Título
PROFESSORES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA: CONHECENDO OS SABERES DOCENTES
Orientador
HELOÍSA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO
Autor
DANIELA CAMILA FAGGION BARBIERI SILVA
Palavra chave
ORMAÇÃO DE PROFESSORES; HOTELARIA; SABERES DOCENTES.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
26/02/2007
Nº Downloads
1536
Resumo
O presente estudo tem por objetivo investigar como se constituem os saberes da prática pedagógica dos docentes de disciplinas específicas do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) - Campus Águas de São Pedro. Isto se fez por meio de depoimentos dos docentes sobre sua prática, analisando aspectos do próprio ensino, ou seja, o que ensinam e como ensinam, como planejam suas aulas, como avaliam, como organizam seu trabalho pedagógico. Os sujeitos desta investigação são egressos do referido curso e atuam no Ensino Superior. Desse contexto, emerge nossa questão central, a saber: como se constituem os saberes da prática dos professores de disciplinas específicas do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac - Campus Águas de São Pedro? Como referencial teórico utilizamos Tardif (2002) e também nos pautamos nas pesquisas de Cunha (1989,1998). O estudo permite compreender que a constituição dos saberes da prática pedagógica possui origens distintas, dando-se por diversos meios e através da influência de muitos aspectos. Foi possível concluir que o professor em início de carreira busca referências em seus antigos docentes e na sua experiência como aluno; o professor jamais se forma sozinho; a formação não se constrói por acumulação; a construção do conhecimento também ocorre no fazer diário do professor; o prazer pela profissão docente é percebido como motivação na vida profissional dos professores; os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados. Desta forma, o professor está em constante formação em sua vida profissional.
Abstract
.