Visualização do documento
Título
INTER-RELAÇÕES DE DIFERENTES ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA
Orientador
RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA
Autor
VITOR ANTONIO CERIGNONI COELHO
Palavra chave
DESENVOLVIMENTO INFANTIL, EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
26/02/2007
Nº Downloads
3997
Resumo
Nas últimas décadas a ciência vem passando por um processo de transformação, no sentido de entender as problemáticas científicas, humanas e sociais de maneira mais ampliada e inter-relacionada. Com isso este estudo investigou as inter-relações de diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, analisando relações existentes entre o nível de habilidade motora de arremesso por cima do ombro, com medidas antropométricas de peso, estatura, perímetro cefálico, perímetro tricipital e dobras cutâneas tricipital e subescapular; estado nutricional; relações sociais (díadas, papéis sociais, atributos e atividades realizadas) e manifestações emocionais durante a prática de atividades motoras. O estudo foi realizado com 25 crianças de ambos os sexos entre 7 e 10 anos de idade sendo adotado o paradigma bioecológico de Bronfenbrenner (1992, 2005) que observou estes diferentes aspectos do desenvolvimento numa situação de testagem formal e num contexto lúdico. A maioria das crianças apresentaram nível de desenvolvimento da habilidade de arremessar na situação de testagem do elementar para o maduro; perfil antropométrico dentro do esperado e estado nutricional eutrófico. No contexto lúdico o nível de habilidade do grupo diminuiu para níveis iniciais e intermediários, provavelmente pela instabilidade apresentada no teste. A análise estatística indicou a existência de variabilidade entre os contextos analisados. Foram observadas interações sociais entre as crianças, na forma de díadas, tríadas, tétradas e pêntadas; diferentes papéis sociais de perseguidor, fugitivo, soldado e jogador de futebol; as atividades molares se destacaram sobre as moleculares; os atributos pessoais de disposições, recursos e demandas estabeleceram fortes relações com as atividades motoras e a realização dos arremessos favorecendo os processos proximais entre as crianças; foram encontradas manifestações emocionais de alegria, surpresa, raiva, tristeza, medo e desprezo sendo alegria em sua maioria (49 situações). Portanto as situações vivenciadas neste contexto influenciaram a execução da habilidade de arremessar por cima do ombro, revelando ser este um ambiente natural e positivo para o desenvolvimento das crianças. Sugere-se um acompanhamento longitudinal do processo das diferentes inter-relações em outras habilidades motoras e com maior número de participantes.
Abstract
In the last decades the science is going through a transformation process, in sense of understanding scientific, human and social issues in a major and interrelated way. This research investigated the interrelations of different aspects of the child development, analyzing the existent relationships between the level of motor skill of overarm throw, with measured weight anthropometric, stature, cephalic perimeter, perimeter tricepital and tricepital and subscapular skin folds; nutritional status; social relationships (díadas, social roles, attributes and accomplished activities) and emotional manifestations during the practice of motive activities. The study was accomplished with 25 children of both sexs between 7 and 10 years of age being adopted the paradigm bioecological of Bronfenbrenner (1992, 2005) that observed these different aspects of the development in a formal test situation and in a natural context. Most of the children presented a development skill level of throw in the test situation from the elementary to the ripe; anthropometric profile was satisfatory and eutrophic status nutritional. In the natural context, the skill level of the group changed to an initial and intermediate levels, probably for the instability presented in the test. The statistical analysis indicated the variability existence among the analyzed contexts. Social interactions were observed among the children, in the group of two, three, four and five children; different social roles such as pursuer, fugitive, soldier and soccer player; the molars activities were better than the molecular ones; the personal attributes of dispositions, resources and demands established strong relationships with motive activities and the accomplishment of the throws favoring the proximals processes among the children; there were found emotional manifestations of happiness, surprise, rage, sadness, fear, which the happiness was the most found (49 situations). So, the situations lived in this context influenced the execution of the overarm throw skill, presenting a natural and positive atmosphere for the children's development. It is suggested a longitudinal accompaniment of the process to different interrelations in anothers motor skills and larger number of participants.