Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INTERMEDIÁRIO ENTRE O ADULTO E O LÚDICO

Orientador

NELSON CARVALHO MARCELLINO

Autor

CATHIA ALVES

Palavra chave

LÚDICO, LAZER, ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL, EDUCAÇÃO FÍSICA E ADULTO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

26/02/2007

Nº Downloads

7403

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, que tem por objetivo, verificar o significado do componente lúdico da cultura para o adulto; se atualmente essa faixa etária vivencia momentos lúdicos, e se vivencia, quais são as possibilidades para essa manifestação no espaço do lazer, de forma privilegiada. Pretende ainda, verificar qual o papel do profissional de Educação Física, como mediador entre o adulto e o lúdico. A preocupação desse estudo se justifica na área da Educação Física, uma vez que o jogo, representação privilegiada do lúdico, é um dos seus componentes históricos. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida no Sistema de Bibliotecas da UNIMEP e da UNICAMP. Na pesquisa de campo, foram comparados adultos participantes de programações de lazer nos seus vários conteúdos culturais, desenvolvidos em diferentes equipamentos específicos, da cidade de Americana-SP, escolhida por critério de amostragem não probabilístico, intencional, por representatividade e acessibilidade. O mesmo critério foi usado para definir os equipamentos. Para os profissionais que neles atuam foi adotada a estratificação por gênero, profissão, tempo de exercício profissional e em acordo com as atividades que atuam. Para os usuários, a estratificação por gênero, profissão, faixa etária e em acordo com as atividades que praticam. A principal técnica de coleta foi a de observação participante, que contou com diário de campo e aplicação de formulários. Como técnica complementar foram aplicados os formulários. O estudo detectou que os adultos encontram no tempo de lazer um caminho para suprir a necessidade que sentem da manifestação do lúdico, e entendem esse componente como divertimento, alegria, prática de um esporte, e liberdade, entre outros itens. Em relação à atuação dos profissionais com os adultos, ela é vista como muito positiva, mas ainda deficiente. Constatamos a necessidade de uma política pública de lazer, fundamentada no componente lúdico da cultura, para uma participação expressiva da população, nessa fase da vida.

Abstract

This is a bibliographical and field research, which intends, as an objective, to verify the meaning of the playful component of culture for the adult; analyzing if nowadays this age group experiences playful moments, and, in case it does experience them, what are the possibilities for this manifestation in the leisure space, in a privileged way. This research intends also to verify what the role of the Physical Education professional is, as a mediator between the adult and the playful component. The study preoccupation justifies itself in the Physical Education area, since the game, a privileged representation of the playful component, is one of its historical components. The bibliographical research was developed at UNIMEP and UNICAMP libraries. The field research studied adults participating in leisure programs in its several cultural contents, developed in different specific equipments, in the city of Americana-SP, which was chosen according to non probabilistic sampling, intentional, representative and accessibility criteria. The same criteria were used to define the equipments. For the professionals who act in these equipments, it was adopted the gender, profession, and profession acting time stratification. For the users, the gender, profession, and age group stratification. The main collecting technique was the participating observation, which included field diary and the use of forms. As a complementary technique forms were used. The study detected that adults find in the leisure time a way to take the place of the playful manifestation necessity, and they understand this component as fun, joy, sport, freedom, etc. The professional action with the adults is seen as been very positive, but still deficient. We verified the necessity of a leisure public policy, grounded in the playful component of culture, in order to have an expressive participation of the population, in this age group.