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Título
ESTRATÉGIA COMPETITIVA E DE PRODUÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM UMA EMPRESA DE CERÂMICA PLANA
Orientador
ROSANGELA MARIA VANALLE
Autor
CELSO JOAQUIM DE OLIVEIRA
Palavra chave
ESTRATÉGIA COMPETITIVA, ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO, MATRIZ
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
27/02/2007
Nº Downloads
2838
Resumo
O mercado mundial de revestimentos cerâmicos segue sua tendência de crescimento, sendo a China a líder em produção e consumo. O Brasil, atualmente, ocupa o quarto lugar em produção, mas deverá superar Itália e Espanha, tornando-se o segundo maior produtor, nos próximos anos. A indústria brasileira de revestimentos cerâmicos passa por um momento de transformação, com acentuada alteração no mix de produtos comercializados, com crescente oferta de revestimentos de alto valor agregado. Considerando este contexto mundial e nacional, é plausível entender que as empresas dependem de um planejamento estratégico adequado para manterem-se competitivas neste ambiente complexo e globalizado. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar se há estratégia competitiva e de produção e, também, alinhamento entre elas, por meio de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa indicam que as funções Marketing e Produção se encontram, efetivamente, alinhadas no caso estudado, mas que este alinhamento é decorrente de uma visão comum, a qual tem como meta diferenciar-se dos concorrentes, provocada pela mudança tecnológica no processo de fabricação, há cinco anos, a qual priorizou a qualidade como prioridade competitiva e, não é decorrente de um planejamento estratégico formal. A “ferramenta” Matriz Importância versus Desempenho, aplicada em grupo Gerencial da empresa e num grupo de clientes, confirma a identificação da prioridade competitiva qualidade e, também, que há alinhamento entre a estratégia competitiva e de produção.
Abstract
The worlwide market of ceramic tile follows its tendency of growth, being China the first in production and consumption. Currently, Brazil is in the fourth place in production, but it will have to surpass Italy and Spain, in the next years. The brazilian industry of ceramic tile is at a transformation moment, with an accented alteration in “mix” of commercialized products, whith a crescent offer of high aggregate value of tile. Considering this worlwide and national context is plausible to understand that the companies depends on adequate and strategic planning to remain themselves competitive in this complex and globally element. In such a way, this research has an objective generality to identify if it has competitive strategic and the production, and finally, if it has alignment between them, by means of a case study. The results of research indicates that the functions Marketing an Production find themselves lined up in the studied case, but this alignment is decurrent of a common vision, wich has as goal to differentiate itself of the competitors provoked by the technologic changes in the manufacture process, it has five years, wich prioritized the quality as competitive priority and isn’t decurrent of a formal strategic planning. The tool “Importance-Performance Matrix” applied in a company managemental group and a customers group confirm the identification of the competitive priority quality and that it has alignment between the competitive strategic and the production.