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Título
POSSIBILIDADES DIALÓGICAS E INTERAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: O CONTEXTO DA ESCOLA ESPECIAL
Orientador
MARIA CECÍLIA CARARETO FERREIRA
Autor
DAYANE RODRIGUES XAVIER
Palavra chave
DEFICIÊNCIA MENTAL, LINGUAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL, FONOAUDIOLOGIA.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/02/2007
Nº Downloads
2142
Resumo
Sabemos que a educação das pessoas com deficiência mental tem se concentrado, em sua grande maioria, nas escolas especiais. Estas, por sua vez, têm sido objeto de críticas por não promover efetivamente o desenvolvimento destas pessoas. A escola especial é o lócus de educação mais importante da pessoa com deficiência mental. Este trabalho discute quais as possibilidades de diálogos que os adolescentes têm na instituição em diferentes situações de interlocução, como sala de aula, pátio da escola, aulas de educação física, dança, entre outros. Além disso, analisa em quais situações e com quem ocorrem as experiências dialógicas destes jovens. Para isso, buscou-se uma instituição para deficientes mentais com uma classe de pré-alfabetização do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O acompanhamento dos sujeitos da pesquisa foi feito através de observação acompanhada de narrativa registrada em diário de campo. A matriz teórica utilizada neste trabalho foi a teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano (VIGOTSKI, 1991). Os resultados da pesquisa indicaram que os jovens com deficiência mental possuem relações dialógicas limitadas, o que se traduz como um impedimento na manutenção das relações sociais. As análises ainda mostraram que as dificuldades que a pessoa com deficiência mental pode apresentar na escola especial poderão ser superadas através de formas alternativas de ação, sendo assim, a ação social pode oferecer caminhos diferentes para o desenvolvimento do sujeito.
Abstract
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