Visualização do documento
Título
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SEU PAPEL DE EDUCADOR NA ADOLESCÊNCIA
Orientador
FRANCISCO COCK FONTANELLA
Autor
DIONE SENNA GUIMARÃES FERNANDES
Palavra chave
FORMAÇÃO DE PROFESSOR; EDUCADOR NA ADOLESCENCIA.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2006
Nº Downloads
3758
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar que há a necessidade de se ministrar cursos de capacitação, orientação, e reciclagem para docentes que trabalham com o público adolescente. Para compreendermos a prática pedagógica do professor, sua formação, cognitiva e afetiva, e sua interação com os alunos em sala de aula, procedi à análise de questionários dirigidos a diretores, professores e alunos, levantando os principais problemas enfrentados pelos professores, os interesses e dificuldades dos alunos adolescentes, bem como a posição da administração escolar (na figura de seus diretores), no que diz respeito à atuação do corpo docente, na relação com seus alunos. Observa-se que a formação específica do professor na área de Psicologia da Adolescência influencia de maneira direta e contribui fortemente para a qualidade de sua interação com o aluno e, por conseqüência, para um melhor resultado do processo ensino-aprendizagem e para a formação responsável de cidadãos.
Abstract
.