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Título
A construção da subjetividade através da interação dialógica pela comunicação suplementar e alternativa.
Orientador
Maria Inês Bacellar Monteiro
Autor
Paula Mello Pereira Passos
Palavra chave
Comunicação suplementar e alternativa. Linguagem. Paralisia cerebral.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
23/05/2007
Nº Downloads
2690
Resumo
A Comunicação Suplementar e Alternativa é uma área da prática clínica, educacional e de pesquisa que vem apresentando considerável expansão nos últimos anos, inclusive em âmbito nacional. Assim, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da linguagem nas intervenções clínicas que a utilizam em sujeitos com paralisia cerebral, a partir de um referencial teórico que permita redimensionar este campo de atuação. A matriz histórico-cultural e a perspectiva enunciativo-discursiva fundamentam a discussão acerca do processo de aquisição de linguagem (e como este ocorre através da Comunicação Alternativa e Suplementar) na constituição dos sujeitos ouvintes, mas impossibilitados de produzir fala articulada. O pressuposto de que a linguagem é por natureza dialógica e constitutiva do sujeito indica a condição em que o papel do outro passa a ser central para a compreensão deste processo. A abordagem metodológica adotada é baseada nas diretrizes da análise microgenética, que permite o exame das minúcias ao longo de um processo interativo-discursivo, buscando suas relações com as condições macrossociais, do ponto de vista histórico e cultural. São analisados recortes de episódios interativos entre uma criança com paralisia cerebral e a pesquisadora, extraídos de situações de terapia fonoaudiológica realizadas semanalmente. Além das videogravações das sessões terapêuticas, posteriormente transcritas, também são utilizados relatos da mãe obtidos em entrevista ou em conversas posteriores aos atendimentos e registros manuais da pesquisadora referentes aos encontros realizados. Os dados apontam para a atividade interpretativa do outro no contexto discursivo como aspecto fundamental para a inserção do sujeito na linguagem através da Comunicação Suplementar e Alternativa, e evidenciam, assim, a sua função mediadora. Como conclusão, este estudo revela que as práticas envolvendo a Comunicação Suplementar e Alternativa podem ser ressignificadas através da concepção teórico-metodológica adotada e com isso gerar uma proposta de atuação diferenciada nas esferas clínica e pedagógica, promovendo o desenvolvimento da linguagem e a constituição do sujeito.
Abstract
Considering Augmentative and Alternative Communication as an area of clinical practice, education and research which has had considerable expansion over the last years, nationwide inclusively, the objective of this study is to reflect the importance of language in clinical interventions which use it with cerebral palsy subjects from a theoretical reference which would allow us to redesign this field. The historical-cultural matrix and the enunciative-discursive perspective serve as basis for the discussion on the language acquisition process (and how it takes place through Augmentative and Alternative Communication) in the constitution of subjects who can hear, but are unable to produce articulated speech. The presupposition that language is naturally dialogical and constitutive of subjects shows the condition in which the role of the other becomes essential for understanding this process. The methodological approach adopted is based on the guidelines of microgenetic analysis, allowing for the examination of details along a interactive discursive process, trying to determine its relations with macrosocial conditions from the historical and cultural point of view. Scenes from interactive episodes between a cerebral palsy child and the researcher extracted from weekly language and speech training sessions are analyzed. Besides, video recordings from the therapeutic sessions, which were later on transcribed, reports from mothers obtained during interviews or conversations after the sessions and the researcher's written records concerning these meetings were used. Data point to the interpretative activity of the other in discursive context as a fundamental aspect for the inclusion of the subject in language through Augmentative and Alternative Communication and show its mediating function. In its conclusion, this study shows that practices involving Augmentative and Alternative Communication can be redesigned through the theoreticalmethodological approach we employed and, thus, a differential proposal can be adopted in the clinical and educational spheres, promoting language development and the constitution of the subject.