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Título
ENTRE VISIBILIDADES E INVISIBILIDADES: SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE AS RELAÇÕES VIVIDAS NA ESCOLA POR HOMOSSEXUAIS
Orientador
MARIA NAZARÉ DA CRUZ
Autor
PATRÍCIA MAGRI GRANÚZZIO
Palavra chave
HOMOSSEXUALIDADE; RELAÇÕES SOCIAIS; ESCOLA; PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
24/04/2007
Nº Downloads
2069
Resumo
Objetivando participar das discussões em relação à homossexualidade, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada para compreender quais são os sentidos atribuídos por sujeitos homossexuais às relações sociais vividas na escola. Um breve panorama sobre homossexualidade e as imagens construídas no mundo e no Brasil são apresentadas e um pequeno histórico dos conceitos de normalidade e anormalidade nos discursos médico, religioso e educacional é traçado. Questões mais específicas sobre sexualidade, educação sexual, homossexualidade e escola são abordadas. Participaram como sujeitos da pesquisa homens e mulheres, de diversas faixas etárias, alunos e ex-alunos do Ensino Fundamental e Médio, integrantes de grupos de discussão virtual que responderam a questionário. O posicionamento e papel dos professores e gestores diante da homossexualidade, as relações vividas entre alunos, o silenciamento e omissão diante da sexualidade foram apontados como uma variável interferindo negativamente nas relações sociais e no sucesso escolar. Entendendo que as relações sociais entre alunos, professores, gestores e demais funcionários são construídas histórico e culturalmente, as experiências de vida relatadas pelos sujeitos foram analisadas seguindo a perspectiva histórico-cultural e a teoria da dialogia de Bakhtin, para quem o papel da linguagem, das interações e mediações sociais e dos processos de significação é fundamental na compreensão dos fenômenos humanos. Teoricamente o trabalho também está apoiado nos estudos de Foucault sobre a relação que a linguagem tem com o poder. Aquilo que é dito e o modo como é dito define o lugar de cada um no meio social e não pode ser ignorado nem tratado de modo superficial. Por meio das falas dos participantes, se observa que não é somente a questão da homossexualidade que não é discutida nas escolas: a própria sexualidade ainda tem se limitado a questões de saúde e prevenção; o desejo, as questões de gênero e a afetividade não fazem parte do currículo. Mesmo assim, ao lado de experiências que envolvem discriminações, dores e muitos preconceitos, formas de resistências foram encontradas.
Abstract
This present work wants to participate of the debate about the homosexuality and introduces a research to understand which is the feelings that homosexuals people attributed to the social relationships lived in the school. A brief description about homosexuality and the ideas constructed in the world and Brazil are shown and also a simple historical description is traced about concepts of normality and abnormality in the medical, religious and educational speeches. Specific questions like sexuality, sexual education, homosexuality and education are treated. They had participated as citizens of the research men and women, in different ages, pupils and former-pupils of basic and middle level education, members of virtual groups that had answered a questionnaire. The positioning and paper of the professors and managers, while educator, ahead of the homosexuality, the relations lived between pupils, the silence and omission about the sexuality had been pointed as an variable intervening negative with the social relations and the school success. Understanding that the social relationships between students, teachers, school directors and others schools employees are constructed based on the historical and cultural life's experiences, the comprehension of these experiences was anchored in the historical-cultural's perspective and the dialogical theory as studied by Bakhtin that indicated the language, the social interactions and the process of signification is basic to understanding the human phenomenon. This present work also is supported theoretically in the Foucault' studies about the relation of the language has with the power. What it is said and the way that it is said defines the place of each one in the social environment and it cannot be ignored nor minimized. The speeches analyzing shown that the question about homosexuality is not debated in the schools, the sexuality is still limited in questions about health and prevention; the desire, the sort questions and the affectivity are not part of the curriculum, exactly thus, to the side of experiences that involved discriminations, pains and many preconceptions, forms of resistances had been found.