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Título
MEMÓRIAS EM MOVIMENTO: A COMPREENSÃO DE IR SENDO PROFESSORA NOS MÚLTIPLOS FIOS DA NARRATIVA
Orientador
MARIA CECÍLIA CARARETO FERREIRA
Autor
ROSA FRANCA LEONE SIMONI
Palavra chave
FORMAÇÃO DO PROFESSOR, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2006
Nº Downloads
2268
Resumo
Neste trabalho, assumindo que o ser humano é plural e que muitas são as dimensões que constituem a nossa maneira de ser professor, propus-me a “colher” e conhecer memórias... lembranças de professoras, para compreender quais marcas acreditavam ter recebido ao longo de suas vidas e como essas marcas se fazem presente na maneira de cada uma ir sendo professora. As narrativas, orais e escritas de Sonia, Maria Luísa, Heloísa e da própria pesquisadora, embasadas por um quadro teórico que se ancora, fundamentalmente, na perspectiva teórica de L. S. Vigotiski e M. Bakhtin, transformaram-se em material de estudo, visando à compreensão de como se dá o professo de constituição do sujeito professor. Uma vez que é na linguagem, e por meio dela, que construímos a leitura da vida e da nossa história; uma vez que a linguagem é o que caracteriza e marca o homem, propus-me a conhecer e compreender, mediante o estudo das memórias das professoras participantes da pesquisa, como cada uma se vê ir sendo professora, como se relaciona com o mundo objetivo, que vozes matizam seus textos, com quem dialoga, enfim, como cada uma assume ser professora. Assim, pela sua natureza, esta pesquisa adotou como metodologia, a história da vida de quatro professoras, com idade entre trinta e quatro e sessenta anos, que trabalham em uma escola de rede particular da cidade de São Carlos. A análise dos textos das professoras memoralistas participantes deste trabalho parecem indicar que os professores do passado são importantes referências, tanto como modelos quanto como contra-modelos. São referidos como modelos, principalmente, pelas suas qualidades humanas, expressas nas relações de afeto e respeito com seus alunos. Indicam, ainda, esses textos, certa preocupação com a formação inicial e permanente, na constante busca pelo saber, apontando também para as relações vividas no trabalho com outros professores, coordenadores e diretores como importantes mediadores na constituição das professoras em que se tornaram. Modelos familiares, momentos, fatos que povoaram a vida particular e profissional, frustrações, desafios e, acima de tudo, ousadia e vontade são outras marcas por elas apontadas.
Abstract