Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

(Re) significações de formadores de professores sobre formação docente em matemática

Orientador

Roseli Pacheco Schnetzler

Autor

Liane Teresinha Wendling Roos

Palavra chave

Professores de matemática. Formação de professores. Interação de professores de matemática.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/07/2007

Nº Downloads

1261

Resumo

Neste trabalho, busco responder a seguinte questão de investigação: quais (re)significações sobre formação docente em matemática são promovidas em formadores de professores por suas interações com professores e licenciandos em um grupo de estudos e discussões sobre o fazer docente em matemática? Para tal, foram promovidos oito encontros com formadoras de professores de matemática - a pesquisadora e duas colegas universitárias - com o propósito de avaliar, discutir e refletir sobre nossas interações e atuações com professores e licenciandos em matemática em um grupo de estudos, denominado GRUPO, o qual constitui os bastidores da presente investigação. As opções teórico-metodológicas que fundamentam a presente investigação são constituídas por contribuições teóricas sobre formação docente e, em particular, sobre formação docente em matemática. Tais contribuições, por sua vez, são articuladas com aportes da abordagem histórico-cultural para interpretar as interações verbais das formadoras e delas com os ‘outros’ - professores e licenciandos. Isto implicou a releitura das transcrições das reuniões das formadoras, gravadas em áudio, para a construção de dados relativos à formação docente em Matemática. Resultados da presente investigação evidenciam a importância e a necessidade da constituição de grupos de estudo e de espaços coletivos de formação docente em matemática para o desenvolvimento profissional de formadores de professores, condição que impõe o interagir com outros, com nossos pares, com professores formados e com os que estão sendo por nós formados.

Abstract

This paper aims to investigate whether the participation of trainers of Mathematics´ teachers, in a context of collaborative partnership, may promote in them (re)significations concerning the formation of Mathematics´ teachers. For that, we have carried out eight meetings with Mathematics´ teacher trainers – the researcher herself and two other university colleagues - in order to evaluate, discuss and reflect about our actions and interactions with teachers and trainees, in a study group named GRUPO, which represents the background of this study. In this sense, this study investigates which (re)significations ,concerning the teaching of Mathematics, are fostered in teacher trainers ,in their interactions with teachers and trainees within a collaborative scenario. I have resorted to theoretical underpinnings regarding the teaching of Mathematics trying to find answers for these questions and my contributions are articulated with historical and cultural contributions, in order to interpret the verbal interactions among trainers and others, both teachers and trainees. This implied in re-reading the transcriptions of the meetings to the trainers, which were audio taped, serving as a tool to construct data regarding to Mathematics´ teachers training. The results highlight the importance and the need for creation of study groups and collective spaces in the formation of teachers for the professional development of teacher trainers, condition that subsumes the interaction with others, with our colleagues, teachers and trainees likewise.