Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

Orientador

HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO

Autor

MARTA CILENE DE SOUSA

Palavra chave

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. ENSINO JURÍDICO. FORMAÇÃO DOCENTE.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/11/2007

Nº Downloads

1504

Resumo

Este trabalho trata da docência no ensino superior, em especial, no curso de bacharelado em Direito, enfocando aspectos da docência de professores deste curso que revelam inovação neste ensino, com vistas à superação da racionalidade técnica que domina a prática pedagógica no ensino jurídico. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais ações de docentes do curso de bacharelado em Direito revelam indícios de superação da racionalidade técnica. O referido problema é analisado com base em um referencial teórico crítico ligado à formação docente e ao ensino jurídico, partindo-se de três categorias, a saber: concepção de docência, metodologias de ensino e necessidades formativas. Os procedimentos metodológicos adotados pautam-se numa abordagem qualitativa de investigação, cuja técnica de construção dos dados envolveu a análise de conteúdo qualitativa das transcrições de entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores de uma instituição de ensino superior particular, no Estado do Piauí, nas quais buscamos respostas à seguinte questão: quais estratégias metodológicas desenvolvidas por formadores do curso de bacharelado em Direito revelam intenção de ruptura com o paradigma positivista de ensino? Os resultados desta investigação revelam que esses professores têm buscado rupturas com o paradigma tradicional de ensino, criando novas alternativas de aprendizagem. Evidenciam, portanto, indícios de superação do modelo de racionalidade técnica, mostrando que os professores querem e fazem mudanças na sua prática docente, alterando as formas cotidianas e habituais dos processos de ensinar e aprender, buscando o desenvolvimento de experiências inovadoras. Tais evidências alertam para a necessidade de revisão das concepções epistemológicas que orientam a ação formativa desenvolvida pelos docentes do referido curso.

Abstract

This study deals with teaching in superior education, specifically at bachelor degree in Laws, and focuses some features in the professors' teaching in this course that points to innovation, in this teaching, that proposes some surpassing of technical rationality that nowadays prevails over pedagogical practices at juridical teaching. The research's central point is situated in knowing which professors' attitudes, at bachelor course in Laws, present some signals of overcoming technical rationality. This mentioned problem receives an analysis that stands on critical theoretical references linked to teaching formation and to juridical teaching, and has three categories as basis, such as follows: teaching conceiving, teaching methodologies and formation necessities. Methodological procedures here adopted are ruled by an investigative approach, whose data elaboration techniques embraces the qualitative analysis of contents of the transcription of semi-structured interviews applied to students and professors at a particular superior teaching degree institution, in state of Piauí, here we tried to give answers to the following question: which methodological strategies developed by formation teachers at bachelor in Laws course reveal some break relatively to the positivistic paradigm of teaching? The results of the research show that these professors have tried to tear with the traditional teaching paradigm, when they create new learning alternatives. They make patent, therefore, some indications of transcending of the technical rationality model, and this makes clear that teachers do want and make changes in their teaching practices, by modifying daily and usual ways of learning and teaching procedures, searching for the development of innovative experiments. These clues warn us about the need of epistemological conceptions' verification that give direction to formative attitudes developed by these professors at the supra-mentioned course.