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Título

CARACTERIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ENFOQUE SOBRE SAÚDE

Orientador

REGINA MARIA ROVIGATI SIMÕES

Autor

FÁBIO AUGUSTO BRUGNEROTTO

Palavra chave

SAÚDE, EDUCAÇÃO FÍSICA E CURRÍCULO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

06/11/2007

Nº Downloads

2418

Resumo

Este estudo objetivou analisar o enfoque de saúde presente nos currículos de formação em Educação Física nas principais Universidades do Estado do Paraná. Para isso, nos balizamos teoricamente em duas vertentes aceitas atualmente, uma que compreende a saúde através do modelo biomédico (CAPRA, 1982), ou seja, ausência de doenças e a outra na estratégia da "nova Promoção a saúde" (BUSS, 1999), que concebe saúde dentro de um amplo espectro de condicionantes sociais e culturais, como um recurso e não como um fim para a qualidade de vida, com o intuito de saber por qual destas respectivamente a Educação Física atual nos seus currículos vem sendo regida. Na metodologia aplicou-se a técnica de análise documental (MARCONI e LAKATOS, 2006). Nesta pesquisa foram analisadas seis Universidades Públicas do Estado do Paraná, sendo no total doze cursos, seis de Licenciatura e seis de Bacharelado. Vale destacar, que os documentos coletados nesta pesquisa foram os Projetos Político Pedagógico, recentemente implantados e construídos após a reformulação baseada nos Pareceres n.º 09/2001, 01/2002, 02/2002, 058/2004 e a Resolução n.º 07/2004. Com os documentos em mãos utilizamos a seguinte estrutura: a) relacionamos o conteúdo dos Projetos Político Pedagógicos com a base legal, pareceres e resoluções da área da Educação Física e da Saúde Pública, para mostrar como aconteceu à transferência do "enfoque de saúde". b) Verificamos como foi utilizado o "enfoque de saúde" na licenciatura e no bacharelado, de acordo com nossa estrutura em duas linhas, enfoque biomédico e enfoque ampliado de saúde (Promoção da saúde). c) Avaliamos o enfoque dado ao componente curricular, segundo suas características, classificando-os em humanista ou biológico. Os resultados demonstraram que efetivamente foram levadas a cabo as recomendações das Diretrizes Curriculares específicas e por isso o enfoque de saúde recomendado é o da Organização Mundial de Saúde (OMS), porém, para que este enfoque fosse concretizado criaram-se uma série de estratégias específicas, para promover a saúde e prevenir doenças em nível mundial. A principal e atual é conhecida como a da Promoção à saúde. A partir disto, inferimos que os cursos acompanharam este movimento e inseriram no currículo disciplinas que discutem a "nova promoção da saúde" em destaque podemos observar que três cursos optaram por inserir esta disciplina na licenciatura e no bacharelado com diferentes enfoques: humanista para a licenciatura e biológico para o bacharelado. Já os outros três optaram pela inserção da disciplina apenas nos cursos de bacharelado dando ênfase ao enfoque biológico da ação do profissional de Educação Física. Concluímos que apesar das alterações ideológicas que formataram os Projetos Políticos Pedagógicos estarem de acordo "teoricamente" com o movimento da "nova Promoção à saúde" ainda o que predomina é a idéia de que compete ao profissional de Educação Física dar ênfase em sua prática; a prescrição, monitoramento e avaliação de atividades físicas através das bases biológicas do ser humano, e consequentemente é necessário o amadurecimento sobre o real sentido da Promoção da saúde na Educação Física, pois segundo o que observamos o foco da Educação Física seria o de prevenir agravos à saúde através da mudança de "estilo de vida" a partir da prática de atividades físicas sistematizadas e bem sabemos que a prevenção de doenças se manifesta justamente pelo modelo biomédico. Sendo assim, é necessário repensar as interpretações usadas sobre o enfoque de promoção a saúde nos currículos analisados.

Abstract

This paper objective was to analyze the health concept at hand in educational curriculums on Physical Education in main universities in the state of Paraná. I this manner, we theoretically limited ourselves in the two most accepted sources now. One that encompasses heath through the biomedical modal (CAPRA, 1982), that is, the absence of illnesses. Another in the "new Promotion to health" strategy (BUSS, 1999), that consider health in a wide spectrum of cultural and social circumstances as resource but not as a means to an end for quality of life envisioning knowing thought which of those, respectively, the current Physical Education in their curriculum is being administered. In the procedure, the documental analysis technique was applied (MARCONI e LAKATOS, 2006). In this study, six public universities in the state of Paraná were analyzed totaling twelve courses, six bachelor degree and six teacher licensing courses. It is worth mentioning that the documents assembled in this study were the recently implanted Pedagogical Political Projects assembled after the reformulation based in the Analyses # 09/2001, 01/2002, 02/2002, 058/2004 and Resolution # 07/2004. With the documents at hand, the following analysis structure was used: a) the content of the Pedagogical Political Projects with the legal base were listed to show how the "health concept" transfer took place. b) It was verified how the "health concept" was utilized in the bachelor degree and the teacher licensing according to our structure in two conceptual lines, the biomedical concept and the amplified concept of health (Promotion of Health). c) The approach given to the curricular component was evaluated according to its characteristics classifying them as humanist or biological. The results showed that effectively, recommendations from specific Curricular Guidelines were put in practice, as a result, the World Health Organization health concept is recommended (WHO). However, to make this concept possible a series of specific strategies were created to promote health and prevent illnesses worldwide. The main and current strategy is known as Promotion to health. Thus, it is inferred that the courses followed this movement and inserted in the curriculum topics that discuss the "new promotion to health". It could be observed that three of the courses opted for inserting this subject in the bachelor degree and teacher licensing courses with different approaches: humanist for the teacher licensing course and biological for the bachelor degree course. Yet, the other three opted for the introduction of the subject only in the bachelor degree course emphasizing the biological focus of the actions of the Physical Education professional. We concluded that, even though the ideological alterations that formed the Pedagogical Political Projects were theoretically in concordance with the movement of the "new Promotion to health", still, what dominates is the idea that it is up to the Physical Education professional to give emphasis in its practice; instruction, monitoring, and evaluation of physical activities through human biological bases. Consequently, it is necessary a more mature thought on the real meaning of Health Promotion in Physical Education, since, according to what we observed, the focus of Physical Education would be to prevent health aggravations through a life style change from the practice of systematical physical activities. It is well known that the prevention of illnesses is manifested by the biomedical modal. Thus, it is necessary to rethink the interpretations on the concept of health in the analyzed curriculums.