Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O LUGAR DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM INVESTIGAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO QUÍMICA NO BRASIL: REFAZENDO O CAMINHO E APONTANDO ALTERNATIVAS

Orientador

CÉLIA MARGUTTI DO AMARAL GURGEL

Autor

JAMES ROGADO

Palavra chave

EDUCAÇÃO QUÍMICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E...

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/08/2007

Nº Downloads

2092

Resumo

Esta tese tem como objetivo desenvolver uma investigação sobre os diferentes olhares que pesquisadores da área de Química detêm sobre a inserção da abordagem da História da Ciência no processo da Educação Química. O trabalho tem como fonte as produções catalogadas no banco de dados dos cinco Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências/ENPEC ocorridos no Brasil no período de 1997-2005. As indagações que norteiam a pesquisa são: Como se caracteriza a inserção da História da Ciência nos trabalhos brasileiros de pesquisa em Educação Química apresentados nos ENPEC? Em relação aos trabalhos brasileiros de pesquisa em Educação Química apresentados nos ENPEC que utilizam a História da Ciência quais as proposições para a Didática das Ciências? Quais as contribuições para uma educação científica e tecnológica complexa e crítica para a sociedade contemporânea? O Banco de Dados resultantes dos cinco Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências/ENPEC (1997-2005) se revelou em acervo significativo das produções atualmente existentes no Brasil sobre as pesquisas em Educação em Ciências, em especial a Educação Química, na medida que traduziu, no tempo e no espaço, as tendências temáticas predominantes dessas áreas bem como os fundamentos teórico-práticos que alicerçam seus diferentes objetivos. Tendo por premissa que a epistemologia da Ciência é de natureza histórica, a investigação procurou identificar, em um universo de 1877 trabalhos encaminhados aos ENPEC durante o período de 1997-2005, de diferentes áreas de saber, quais os que efetivamente traziam este enfoque investigativo, sobretudo, para a área de Educação Química. Apenas 10 (dez) contemplaram os objetivos da investigação e foram analisados. As categorias construídas para a análise final levaram em conta o valor intrínseco das pesquisas, a questão da mutabilidade e instabilidade do pensamento científico e a visão integrada e interdisciplinar das propostas. Em relação aos resultados, o critério contribuição para uma educação científica e tecnológica complexa e crítica para a sociedade contemporânea, em particular para a Didática das Ciências, se configurou em uma parcela pequena dos trabalhos analisados. A principal tendência da inserção da História da Ciência nos estudos foi como metodologia de ensino. As implicações que as produções analisadas apontam para a renovação da Didática das Ciências, em especial da Ciência Química, referem-se, sobretudo, à necessidade e importância da contextualização social do ensino de Química no âmbito dos conteúdos, metodologias, organização do processo de ensino-aprendizagem e métodos de avaliação. Para tanto, parece ser necessário que haja um repensar do trabalho docente com uma concepção de prática que traz os elementos de rompimento e superação necessários para a construção de uma epistemologia de Ciência e Tecnologia na dimensão da complexidade.

Abstract

This thesis aims to develop a research on the different looks that researchers in the field of Chemistry hold on the integration of the approach of the History of Science in the process of Chemical Education. The work is to source production catalogued in the database of the five Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências/ENPEC occurred in Brazil in the period of 1997-2005. The questions that guide the search are: How is characterized the insertion of the History of Science in the work of Brazilian research in Chemical Education presented in ENPEC? In relation to the work of Brazilian research in Chemical Education presented in ENPEC using the History of Science which propositions for Didactics of Sciences? What are the contributions to an education in science and technology complex and critical to contemporary society? The Database result of the five Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências/ENPEC (1997-2005) has proved significant in collection of production currently in Brazil on the search on Education in Science, in particular the Chemical Education, in the measure that resulted, in time and space, the trends prevailing themes of these areas as well as theoretical-practical that founded their different goals. With the premise that the epistemology of science is a historical, research looked, in a universe of 1877 1997-2005, in different areas of knowledge, which it actually brought this focus investigative, especially in the area of Chemical Education. Only 10 (ten) covered the objectives of the research and were analyzed. The categories built for the final analysis took into account the intrinsic value of research, the issue of mutatibility and instability of scientific thought and vision of integrated, interdisciplinary proposals. For results, the criterion contribution to an education in science and technology complex and critical to contemporary society, in particular for Didactics of Sciences, was set up in a small fraction of the work examined. The main trend of the integration of the History of Science in the studies was as methodology of teaching. The implication that the products reviewed point to the renovation of Didactics of Sciences, in particular of Science Chemistry, concern, particularly the need and importance of the social context of the teaching of chemistry in the context of the content, methodologies, organization of the teaching process - learning and evaluation methods. Therefore, it seems necessary that there be a rethink of the teaching work with a design of practice that brings the elements of disruption and overrun required for the construction of a epistemology of Science and Technology in the size of the complex.