Visualização do documento
Título
MULHER - ESPORTE- EMANCIPAÇÃO: DISCURSO DE PROFESSORES E ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIRG-TO
Orientador
WAGNER WEY MOREIRA
Autor
LUCILENE GOMES DA SILVA
Palavra chave
MULHER, ESPORTE, EMANCIPAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
09/10/2007
Nº Downloads
1958
Resumo
MULHER – ESPORTE – EMANCIPAÇÃO: DISCURSO DE PROFESSORES E ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIRG -TO. Silva, Lucilene Gomes¹, Moreira, Wagner Wey². (¹Aluna do curso de mestrado em Educação Física, FACIS - UNIMEP; ²Professor do curso de mestrado em Educação Física, FACIS - UNIMEP). O presente estudo aborda enquanto tema a inserção da mulher no esporte e como este contribuiu para o processo de sua emancipação. Tem como objetivos: Fazer um levantamento bibliográfico acerca: da emancipação feminina no contexto social e esportivo; Verificar se há a discussão sobre a mulher no esporte e suas possibilidades de emancipação por meio do esporte no curso de Educação Física; Identificar qual o discurso que os professores do curso de Educação Física da faculdade UNIRG-TO têm quanto à emancipação feminina por meio do esporte. Conhecer qual a concepção que os acadêmicos participantes do projeto Paidéia possuem sobre a possibilidade de emancipação da mulher por meio do esporte. Analisar se o discurso dos docentes reflete na concepção dos acadêmicos estagiários que atuam no projeto Paidéia. Analisar quais são as interfaces presentes nos discursos dos sujeitos envolvidos. O público alvo e o local em que foi desenvolvida a pesquisa foram respectivamente os professores do curso de Educação Física da Faculdade UNIRG e os acadêmicos estagiários do projeto de iniciação esportiva Paidéia, configurando um total de19 pessoas. Para operacionalização da pesquisa de campo, adotamos a pesquisa qualitativa tendo base em Minayo (2003); utilizando do estudo descritivo pautados em Rudio (1982),adotando enquanto instrumento para a coleta dos dados o recurso da entrevista contendo duas perguntas geradoras e reportando para análise das informações a técnica desenvolvida por Moreira; Simões e Porto (2005) designada como: A análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significados. Chegamos à conclusão, ainda que provisória, de que os docentes entrevistados apesar de não serem estudiosos das questões específicas do processo histórico da inserção da mulher nos contextos sociais e esportivos, estes dentro das possibilidades que as disciplinas oferecem e de seus valores destinados à formação profissional, apresentam ações bastante favoráveis para contribuir na formação de professores de Educação Física capazes de intervir no contexto escolar e esportivo pensando na formação humana, sobretudo das mulheres.
Abstract
WOMEN- SPORTS- EMANCIPATION: TEACHERS AND STUDENTS SPEECHES FROM THE PHYSICAL EDUCATIONS AT UNIRG- TO.SILVA, Silva, Lucilene Gomes¹, Moreira, Wagner Wey². (¹Student of the master in Physical Education, FACIS - UNIMEP; ²Teacher of the master Physical Educations, FACIS - UNIMEP). This present subject was done about the women.s integration in sports and how it has been contributing to the process of their emancipation. The objectives are: Making a bibliographic survey about: Women.s emancipation in the social context; To identify if there.s a discussion about the woman in sports and their possibilities of emancipation through it in the physical educations course; Identify from the UNIRG.s teachers, their speeches about the female emancipation through the sports. To know the point of view from the Paidéia.s students project about this theme. Analyzing if the teachers. speech has reflected in the trainee students in the Paidéia.s project. Analyzing what.s the real connection through the teachers and students. speeches in this project. This research was develop with some teachers and some Paidéia.s trainees from the physical educations course at UNIRG. This subject was done through bibliographical researches on Minayo (2003), and through the Rudio.s studies (1982). The argument used in this research was the interview. It was about Moreira.s techniques; It has been nominated by Simões and Porto (2005) as the analysis of the contents. Therefore, through the discerning study about the women.s emancipation, it was concluded that both, trainees and teachers are concerned about this new conception about the women.s emancipation in sports.