Visualização do documento
Título
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE PARA A UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE
Orientador
DALILA ALVES CORRÊA
Autor
AUGUSTO JOSÉ MONDLANE
Palavra chave
GESTÃO DE PESSOAS, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE,
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
14/12/2007
Nº Downloads
4065
Resumo
O estudo aborda a avaliação de desempenho docente do ensino superior. Tem como objetivo construir uma proposta para a implantação dessa atividade na Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). Para tal finalidade realizaram-se dois estudos empíricos, além de revisão bibliográfica no campo da gestão e da educação. O primeiro estudo, de natureza exploratória, desenvolvido entre julho e agosto de 2006, constituiu-se de uma análise de dados secundários e da geração de dados primários, por meio da realização de entrevistas com profissionais de larga experiência na administração dessa universidade. O segundo estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, desenvolvida por meio de questionário, tendo sido aplicada ao quadro de funcionários de nível técnico e administrativo e ao corpo docente, entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007. As duas pesquisas foram complementadas por observação participante realizada pelo autor. Esses procedimentos foram adotados para subsidiar a estruturação de uma proposta de avaliação de desempenho do docente, tendo em vista a explicitação da carência dessa atividade na gestão de pessoas da UP. Considerou-se que o assunto é complexo, tanto por sua dupla dimensão de atividade educativa e administrativa, quanto por envolver juízo de valor e subjetividade no processo avaliativo. O objetivo da proposta é provocar discussão, orientar o debate em torno dessa atividade no contexto daquela instituição educacional e apoiar decisões quanto ao modelo a ser adotado. Palavras Chave: gestão de pessoas, avaliação de desempenho, avaliação de desempenho docente, ensino superior público, Universidade Pedagógica, Moçambique.
Abstract
The study boards the evaluation of superior education teaching performance. The objective is to construct a proposal for the implantation of this activity in the Pedagogical University of Mozambique (UP). For such purpose two empirical studies had been carried out, beyond bibliographical revision in management and education field. The first study, from exploratory nature, developed in July and August of 2006, consisted in a secondary data analysis and primary data generation, by means of the accomplishment of interviews with professionals of wide experience in the administration of this university. The second study was carried through by means of a descriptive research, developed through a questionnaire, having been applied to both staff administrative technician and professors, between December of 2006 and February of 2007. The two researches had been complemented by participant comment carried through by the author. These procedures had been adopted to subsidize the structuration of a professor performance evaluation proposal, have in view the explanation of the lack of this activity in UP people management. For its double dimension of educative and administrative activity it was considered that the subject is complex, also because involves value judgment and subjectivity in the evaluative process. The objective of the proposal is to provoke discussion, to guide the debate about this activity in the context of that educational institution and to support decisions related to the model to be adopted. Keywords: people management, performance evaluation, evaluation of teaching performance, public higher education, Pedagogical University, Mozambique