Visualização do documento
Título
O PROCESSO DE MIGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE PARA AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Orientador
DALILA ALVES CORRÊA
Autor
ZACARIAS MENDES MAGIBIRE
Palavra chave
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, IDEN
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
14/12/2007
Nº Downloads
4179
Resumo
O uso das tecnologias de informação está cada vez mais inserido nos processos de gestão das organizações e vem assumindo papel crucial para os seus resultados. A utilização deste recurso, em diferentes níveis organizacionais, favorece o processo de tomada de decisões, as soluções de problemas e a satisfação dos clientes internos e externos. Neste contexto, o processo de migração para as Tecnologias de Informação (TI) é o assunto do presente estudo. Seu locus é a Universidade Pedagógica de Moçambique - UP, e as questões de pesquisa abordam a atual condição da aplicação das TI nessa instituição, as dificuldades observadas nos processos de migração para esse recurso, suas prováveis contribuições e impactos na gestão universitária e na identidade organizacional e social. O objetivo do estudo é analisar esse processo de migração e projetar tendências quanto aos seus impactos na gestão e na identidade organizacional e social dos diferentes atores envolvidos. Adota-se como metodologia, um estudo de caso de tipo descritivo numa perspectiva qualitativa, valendo-se das técnicas pesquisa documental; aplicação de entrevistas; de questionário padrão e observação direta. O estudo se desenvolveu no sentido de gerar contribuições para o processo de mudança da UP na linha da inovação tecnológica de seus processos de informação, visando subsidiar mudanças no âmbito da sua gestão. Tais contribuições ocorreram no sentido de gerar um diagnóstico contextual e situá-lo no âmbito dos diferentes atores sociais. Buscou-se assim, documentar o momento crítico da gestão da UP, gerando informações que possam apoiar a mudança de um sistema de gestão tradicional para um sistema de gestão informacional. Os resultados obtidos revelaram que o processo de implantação das TI na UP se encontra numa fase inicial e está entre as prioridades na agenda dessa instituição. Os agentes sociais pesquisados compartilham a idéia de que as TI podem trazer valiosas e significativas contribuições para a gestão dos processos acadêmicos e administrativos, assim como para a alavancagem de mudanças na identidade individual, organizacional e social de todos os envolvidos.
Abstract
The use of information technologies is each time more inserted in the organizations management processes and assuming crucial role in its results. The use of this resource, in different organizational levels, benefits the decision-taking process, problems solution and internal and external customers' satisfaction. In this context, the migration process to Information Technologies (IT) is the subject of the present study. Its locus is the Pedagogical University of Moçambique - UP, and the research questions tackle the current condition of IT application in this institution, the difficulties observed in the processes of migration to this resource, its probable contributions and impacts in the university management and the organizational and social identity. The objective of the study is to analyze this process and to project trends related to its impacts in the management, and in the organizational and social identity of the different involved actors. It was adopted the methodology of descriptive type of case study in a qualitative perspective, using searches documentary techniques for datacollecting; interviews application; standard questionnaire and direct comment. The study was developed in order to generate contributions to the UP change process in the line of the technological innovation of its information processes, being aimed at to subsidize changes in the management scope. Such contributions are proposed in order to generate a contextual diagnosis and to point out it in the scope of the different social actors. It was seeked to register the managemental critical moment of the UP, generating information to support the change from a traditional to an informational management system. The results obtained showed that IT implantation process in UP is in initial phase and is among the priorities in the institution agenda. The searched social agents share the idea that IT will bring valuable contributions to the academic and administrative management processes as well as to the leverage of significant changes in the individual, organizational and social identity of the involved agents.