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Título
CONCEPÇÕES DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Orientador
ROSELI PACHECO SCHNETZLER
Autor
GLEYDS SILVA DOMINGUES
Palavra chave
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
17/12/2007
Nº Downloads
1633
Resumo
A presente pesquisa tem por finalidade se constituir como uma contribuição ao campo da formação docente, a partir dos estudos sobre investigação-ação, e teve por objetivo identificar concepções de investigação-ação presentes no contexto da formação inicial de professores para o primeiro ciclo da escola fundamental, a partir do processo de elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os estudos teóricos que embasam esta pesquisa pautam-se nas produções de Zeichner (1992 e 2005); Schön (1992); Carr e Kemmis (1988); Eliott (1990); André (1997, 2002); Paiva (2003); Geraldi (1998), Freire (1998), entre outros. Nestes estudos, a investigação-ação se afirma como uma área de conhecimento que discute o envolvimento do professor e da comunidade de investigadores no entendimento da práxis educativa reconhecendo-a numa realidade histórico-social, no intuito de compreender como as ações que pautam o trabalho docente vão sendo constituídas e, que longe de serem neutras ao processo educacional são expressões legítimas dos saberes, dizeres e fazeres que ganham visibilidade no contexto social. Os procedimentos metodológicos adotados pautam-se no processo de triangulação proposto por Elliot (1990), entrecruzando a análise dos TCCs com as obtidas sobre os processos de elaboração e de orientação dos mesmos, através respectivamente, da análise qualitativa de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas com seis autoras (professoras estudantes) e com duas professoras orientadoras. Por sua vez, a análise dos seis TCCs pautou-se na identificação do tratamento do ciclo da investigação-ação naqueles trabalhos. A partir dos dados analisados, não se verificou a presença de concepções técnica, prática e crítica de investigaçãoação expressas tanto nas falas das professoras orientadoras e professoras estudantes, como na realização das intervenções realizadas nos seus TCCs e, que por tal razão, se constituem ainda, como fios da trama a serem desenhados e consolidados por seus protagonistas no contexto da formação docente. Isto pode indicar que a investigação-ação é um processo que ainda está ganhando visibilidade no contexto da formação docente e da prática educativa, o que, demanda novos estudos, ações e pesquisas que ampliem sua finalidade e abrangência quer nos entendimentos, nas práticas e nas situações em que os sujeitos estão imersos. Assim, a efetivação de investigação-ação que se busca é aquela assumida como um instrumento de transformação, que oportuniza a emancipação e o envolvimento dos professores que, comprometidos com a ação, problematizam e refletem sobre seu trabalho docente, enquanto autores críticos de seus contextos, com vistas à melhoria de sua prática social e educativa.
Abstract
The present research seeks to give a contribution to the field of teacher formation, from the studies about investigation-action, and it had as a goal to identify conceptions of investigation–action present in the context of early teacher formation for the first cycle of primary school, starting from the process of preparation of End of Term Papers (ETP); the theoretical studies that are the basis of this research are based on the works of Zeichner (1992 e 2005); Schön (1992); Carr e Kemmis (1988); Eliott (1990); André (1997, 2002); Paiva (2003); Geraldi (1998), Freire (1998), among others. In these studies, the investigation-action establishes itself as an area of knowledge which discusses the involvement of the teacher and the community of investigators in understanding the educational practice within a social-historical reality; trying to understand how the actions which are part of the teacher’s work are built and that, far from being neutral in the educational process, are legitimate expressions of the knowledges, sayings and doings that become visible in the social context. The methodological procedures adopted are base don the process of triangulation suggested by Elliot (1990), crossing the analysis of the ETP’s with the ones obtained about the processes of creating and tutoring them, through the quantitative analysis of the content of semi-structured interviews with six authors (student teachers) and with two tutor professors. The analysis of the six ETP’s was based on the identification of the treatment of the investigation-action cycle in those papers. From the data analyzed, we don’t could see the presence of technical concepts and practice and critic of investigation-action expressed in the speech of the tutor professors and student teachers, as well as in the interventions done in their ETP’s and, for such reason, are like threads of the web to be drawn and consolidated by their performers in the context of teacher formation. That may indicate that the investigation-action is a process which is still getting noticed in the context of teacher formation and educational practice, which demands new studies, actions and research that can enhance its objective and scope either in the understandings as in the practices and situations in which the subjects are in. Thus the practice of investigation-action which we try to achieve is the one assumed as an instrument of transformation, which gives chance to emancipation and the involvement of the teachers who are committed to the action, practice problem-solving and think about their teaching work as critical authors of their contexts, trying to improve their social and educational practice.