Visualização do documento
Título
CONSTRUTIVISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A RACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
Orientador
BRUNO PUCCI
Autor
LUCIENNE DORNELES
Palavra chave
EDUCACAO; CONSTRUTIVISMO...
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2008
Nº Downloads
4806
Resumo
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a contribuição da Pedagogia Construtivista para a racionalização da educação brasileira no contexto neoliberal, principalmente a partir das reformas educacionais dos anos 1990. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na Teoria Crítica, sobretudo nas leituras de Adorno: “Educação Para Quê?” (1995b), “Teoria da Semiformação” (1996) e do texto “Notas Marginais sobre Teoria e Práxis” (1995). Na primeira parte é feita uma análise do conceito de racionalização, de neoliberalismo, das bases teóricas do construtivismo e do princípio de eficiência. O objetivo é analisar os motivos e o significado da ênfase pedagógica no “aprender a aprender” como parte do processo de racionalização da educação e mostrar como a educação racionalizada está preocupada em formar sujeitos eficientes para o mercado de trabalho, com competências e habilidades para sobreviver no mundo instável do capitalismo flexível. Na segunda são apresentadas duas ilustrações, em documentos oficiais, desse processo de racionalização. E na terceira, são apontadas algumas implicações sociais envolvidas, como: a tensão da educação entre ter que promover a adaptação do indivíduo à realidade ao mesmo tempo em que tem a tarefa de formar sujeitos emancipados; a ênfase na dimensão prática do pensamento; a perda da força da coletividade e a exaltação do conceito de homem como um ser natural e biológico, voltado para si e para sua sobrevivência.
Abstract
This research presents a study about the contribution of the Constructivist Pedagogy for the rationalization of Brazilian education, inside the neoliberal context, mainly related to the educational reforms of 1990’s. This research is a bibliographical one, based on the Critical Theory and mainly on the Adorno’s writings such as: “Educação para quê?” (1995b), “Teoria da Semiformação” (1996) and the text “Notas marginais sobre Teoria e Práxis” (1995). The first part is an analysis of the rationalization concept, neoliberals, Constructivist Theory bases and the efficiency principle. The goal is to analyze the reasons and the meaning of the pedagogic emphasis on “learning to learn” as part of the rationalization process of education and to show how rationalized education is concerned with forming efficient individuals for a world of workers with competencies and skills to survive in the world of flexible capitalism. The second part, presents two illustrations, in official documents, about this rationalization process. In the third part, it points some social implications, such as: the education tension between the obligation to promote the adaptation of the person to the reality and at the same time the obligation task of forming emancipated people; the emphasis in the practical dimension of the thought; the strength of the collectivity and the exaltation of the “man concept” as a natural and biological being, turned to himself and to his own survival.