Visualização do documento
Título
POPULARIZAÇÃO DA CANOAGEM COMO ESPORTE E LAZER - O CASO DE PIRACICABA
Orientador
NELSON CARVALHO MARCELLINO
Autor
DENIS ROBERTO TEREZANI
Palavra chave
LAZER, ESPORTE, POLÍTICAS PÚBLICAS, CANOAGEM, PIRACICABA.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
01/01/2004
Nº Downloads
5411
Resumo
Fruto de pesquisa bibliográfica e documental esta dissertação tem como principais objetivos identificar fatores sócio-econômicos, políticos e culturais que provocam impedimento da popularização da canoagem, mesmo em municípios com condições naturais favoráveis à prática da modalidade e verificar, a partir desse diagnóstico, até que ponto a existência de uma política pública de esporte e lazer municipal, contribui, ou não, para minimizar esse impedimento. A pesquisa bibliográfica foi realizada no sistema de bibliotecas da UNIMEP-SP e a pesquisa documental foi levada a efeito, tendo por base o método de estudo de caso, com critério de amostragem não probabilística intencional, por acessibilidade e representatividade, na cidade de Piracicaba-SP, que reúne condições naturais propícias, além de desenvolver política pública na área, com o Projeto Desporto de Base - PDB, na modalidade específica canoagem, desde 1989. Para a análise documental, foram utilizados documentos das Federações, da Confederação Brasileira de Canoagem, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Associação de Canoagem de Piracicaba e Jornais locais. Oriunda do cotidiano da cultura popular, seja como atividade utilitária, seja como atividade lúdica, a canoagem se insere hoje como lazer e esporte na nossa sociedade pós-industrial, de características urbanas e necessita de políticas públicas governamentais e da sociedade civil organizada para ser democratizada. O estudo constata que é possível um trabalho de popularização da canoagem, estimulada por uma política pública municipal, ligada às outras esferas de poder (Estadual e Federal), e articulada com os órgãos que representam a modalidade nacionalmente (Federações e Confederação); de preferência mediada por Associação local, formada por interessados na área, partindo de iniciativas espontâneas da sociedade civil organizada. Constata, também, que essa política deve entender a canoagem enquanto esporte, com base no componente lúdico da cultura, principalmente nas suas categorias iniciais, bem como enquanto manifestação de lazer. Neste último aspecto, destaca a importância da formação de uma estrutura de animação composta por animadores sócio-culturais, profissionais de competência geral, profissionais de competência específica, bem como voluntários.
Abstract
The offspring of the present bibliographic and documental essay embodies as main objectives to identify social-economical, political and cultural elements that provoke the hindrance of canoeing popularization, within municipal districts with natural favorable conditions to its practicing, and to verify and make a diagnosis of it, to the point of the existence of a public sport politics and municipal leisure that contributes or not to minimize this impediment. This bibliographic research was carried through in the library systems of UNIMEP-SP and the documentary research was conveyed based on the method of case study, with non-probabilistic intentional sampling criteria, for accessibility and representative, in the city of Piracicaba-SP, that congregates favorable natural conditions, besides developing public politics in the area, with the Base Sport Project - BSP, in the specific mode canoeing, since 1989. For the documentary analysis, documents were exploited from the Federations, Brazilian Canoeing Federation, Municipal City Hall of Piracicaba, Piracicaba Canoeing Association and local newspapers. Derived of a daily popular culture, either as utilitarian activity, either as games activities, the canoeing is inserted today as a leisure and sport in our post-industrial society, with urban characteristics, needing so a governmental public politics and a civil organized society to be democratized. This essay evidences that it is possible a popularization of canoeing, stimulated by a municipal public politics linked to other governmental spheres (State and Federal), articulated with entities that represent the canoeing mode nationally (Federations and Confederations), preferably liaised by local Associations, constituted by citizens involved with the area, starting from spontaneous enterprises of the organized civil society. It demonstrates, also, that such politics must interpret canoeing while a sport as part of the cultural games and activities, mainly in its initiatory categories, as well as while leisure manifestation. The final aspect detaches the significance of an organizational animation structure, compounded of social-cultural recreating professionals of wide and specific competences and volunteers.