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Título

IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE MELHORIA CONTÍNUA: UM ESTUDO EM FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS

Orientador

MÁRIO SACOMANO NETO

Autor

FRANCISCO IGNACIO GIOCONDO CESAR

Palavra chave

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES; MELHORIA CONTÍNUA; COOPERAÇÃO

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

31/01/2008

Nº Downloads

6441

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de implantação dos programas de melhoria contínua em fornecedores da indústria automobilística. A melhoria contínua pode ser entendida como o processo de realizar melhorias, mesmo pequenas, com objetivo de eliminar todo o desperdício que adiciona custo sem agregar valor. Diante do novo cenário internacional globalizado e competitivo, a busca das empresas por menores prazos e custos, melhor qualidade e flexibilidade é uma constante. Desta forma, as montadoras têm desenvolvido novas configurações da gestão da cadeia de suprimentos em um novo padrão de relacionamento com os fornecedores. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, empregou-se o método de estudo de multi casos para a coleta de dados. Foram entrevistados in loco profissionais das áreas de desenvolvimento de fornecedores e qualidade, buscando analisar a implantação do programa de melhoria contínua nas empresas envolvidas. Os resultados da pesquisa revelam ganhos significativos com a prática da Melhoria Contínua, em particular na aplicação do Evento Kaizen. Foi também verificada a ocorrência de transferência das melhores práticas entre fornecedores, através de acompanhamento, treinamento e integração.

Abstract

The main goal of this paper is to analyze the continuous improvement program implantation process in auto industry second-layer suppliers. The continuous improvement can be interpreted as the process of producing improvements, even small ones, by objecting to reach the purpose of eliminating all the waste that can add costs without add value. Faced with this new globalized and competitive international scenery, the company's search for shorter dead lines and low costs, better quality and flexibility is a constant. This way, the car makes have been developing new configurations of the supply chain management in a new standard of relationship with the suppliers. Starting from a qualitative and exploratory approach, it was utilized the multi case study method to collect the date. It was carried through interviews 'in loco' with professionals of developing, supply and quality area, aiming at analyzing continuous improvement programs implantation in involved companies. The research results showed meaningful gains through the practice of continuous improvement, particularly in the Kaizen Event application. It was also verified among the suppliers occurrence of transference of the best practices, through follow-up, training and integration.