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Título
DEFINIÇÕES MATEMÁTICAS DO CONCEITO DE ÂNGULO: INFLUÊNCIAS DA HISTÓRIA, DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA...
Orientador
MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMAZELLO
Autor
MARLENE DE FÁTIMA GADOTTI
Palavra chave
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA, ÂNGULO.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
26/02/2008
Nº Downloads
17437
Resumo
O objetivo deste trabalho é o de investigar, por um lado, a definição formal do conceito de ângulo apresentado pelos livros didáticos e não-didáticos e, por outro, a definição pessoal de professores participantes de um curso de formação continuada. Esses objetivos decorreram por se observar ainda uma grande influência do Movimento da Matemática Moderna (MMM) nas definições dos livros-texto. Nesse sentido, foi imprescindível fazer uma divisão temporal na análise - antes, durante e pós MMM. Utilizando-se da análise de conteúdo, as definições foram categorizadas em três tipos: ângulo como par de linhas, região no espaço e como giro. Os resultados indicam eqüidade entre as categorias "par de linhas" e "região no espaço" nas definições dadas pelos professores e pelos autores. As limitações das definições são discutidas bem como as necessidades de mudanças nos cursos de formação de professores de Matemática.
Abstract
The objective of this dissertation is to investigate, on one hand, the formal definition of the concept of angle presented in didactic and non-didactic books and, on the other hand, the personal definition of the teachers who participate in supplementary courses in mathematics. These objectives derive from observing the great influence of the Modern Mathematics Movement (MMM) on the definitions of the textbooks. In this sense, it was necessary to make a temporal analysis: before and after the MMM. By using the content analysis, the definitions were separated in three categories: angle as a par of lines, as a region in space and as a turn. The results indicate that the categories "par of lines" and "region in space" are equivalent according to the definitions given by teachers and authors. The limitations of the definitions as well as the need for changes in the supplementary courses in mathematics for teachers are discussed.