Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DE SISTEMAS DE SOFTWARE

Orientador

TEREZA GONÇALVES KIRNER

Autor

JOSE CARLOS PERINI

Palavra chave

SATISFAÇÃO DO USUÁRIO, QUALIDADE DE SOFTWARE, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Área

CIÊNCIAS EXATAS E DA

Data da defesa

27/02/2008

Nº Downloads

4266

Resumo

Com o avanço da tecnologia e dos sistemas de informação, é cada vez mais importante a necessidade de se desenvolver softwares de qualidade e que contribuam para melhorar o desempenho no trabalho das pessoas. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo que avalia o grau de satisfação que o usuário tem com o sistema que ele utiliza, enfocando a satisfação do usuário como um componente importante na composição dos fatores de sucesso de um sistema de informação. Através do estudo de trabalhos relacionados sobre o assunto, é montado um modelo de avaliação, com os principais quesitos de satisfação do usuário e questões referentes a esses quesitos. O modelo foi empregado em um estudo empírico que avaliou a satisfação do usuário de um software de gestão escolar. A pesquisa foi realizada em uma rede de escolas de computação, tendo como sujeitos os usuários do sistema. O modelo foi composto de questões a respeito dos quesitos de satisfação do usuário, de acordo com uma Escala de Likert com cinco pontos, cujas respostas foram tabuladas e analisadas estatisticamente. Os resultados do estudo empírico apontaram que o usuário está satisfeito, de uma maneira geral, com o software avaliado, mas ele não está satisfeito com alguns quesitos, como a flexibilidade e a atratividade, que devem ser melhorados. O trabalho espera contribuir para futuras pesquisas de qualidade do produto de software que enfoquem a satisfação do usuário, e para a melhoria de qualidade de software, tanto na área de gestão escolar como em demais áreas de aplicação.

Abstract

With the advancement of technology and information systems, it is increasingly important to develop high-quality software, which can contribute to improve the performance of people at work. This study aims to develop a model that evaluates the degree of user satisfaction, related to the system utilization. User satisfaction is an important component in the composition of the factors of success of an information system. Through the study of related work on the subject, it was developed an evaluation model, with the main characteristics of user satisfaction and questions to identify these characteristics. The developed model was used in an empirical study that evaluated the user satisfaction of a software employed in school management activities. The research was performed on a group of computing schools, considering as subjects the users of the system. The proposed model was composed of questions regarding the user satisfaction, in accordance with a Likert scale with five points. The answers were tabulated and statistically analyzed. The results of the empirical study showed that the user is satisfied, in general, with the software evaluated, but are not happy with some questions, such as flexibility and attractiveness, which must be improved. The work expected to contribute to future research in the software quality product that focuses on user satisfaction, and for the improvement of software quality, in the area of school management as well as in other application areas. KEYWORDS: User Satisfaction, Software Quality, Information Systems, Software Systems Evaluation.