Visualização do documento
Título
O FENÔMENO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O DISCURSO DOS PROFESSORES DE ITAPETININGA
Orientador
ELINE TEREZA ROZANTE PORTO
Autor
ANDRÉA RECHINELI
Palavra chave
INCLUSÃO. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
27/02/2008
Nº Downloads
3454
Resumo
O tema inclusão de pessoas com deficiências (PD) na escola regular tem sido alvo de discussões em diversas áreas, dentre elas a Educação Física. Foi traçado como objetivo geral investigar o discurso dos professores de Educação Física das Escolas Municipais de Itapetininga, sobre a inclusão de pessoas com deficiências em suas aulas, com base no questionamento: será que os profissionais de Educação Física da rede municipal de ensino de Itapetininga estão preparados para trabalhar com a proposta de inclusão? Para alcançar o objetivo, a estrutura do trabalho se constituiu da seguinte forma: na primeira parte apresento uma discussão sobre o processo de inclusão. Na segunda parte analiso a relação da Educação com a inclusão investigando as concepções destinadas ao corpo deficiente no passado, ao corpo eficiente no presente e ao corpo diferente no futuro. O tipo de estudo qualitativo e a metodologia aplicada na pesquisa de campo ocorreram na terceira parte, assim como o trilhar metodológico para a realização da investigação. A transcrição dos discursos dos 8 participantes se mostra na íntegra, na quarta parte, selecionados de acordo com momentos estabelecidos pela técnica utilizada para analisar os dados, denominada Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado de Moreira, Simões e Porto (2005). A partir das duas questões geradoras; 1.Para você o que é inclusão social? e 2.Qual a sua visão sobre a inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física Escolar?, os 8 participantes, 100% dos entrevistados revelaram que a inclusão social significa respeitar as diversidades de todas as pessoas com e sem deficiências e 75% que a inclusão através das aulas de Educação Física oportuniza o desenvolvimento e a aprendizagem tanto das crianças com e sem deficiências quanto dos professores. Como conclusão percebeu-se que os professores além de preparados, dentro das possibilidades, estavam demonstrando atitudes que possibilitavam a inclusão, com entusiasmo e esperança, apesar das dificuldades, de conseguir realizar o sonho da igualdade de oportunidades que é para todos.
Abstract
The subject inclusion of people with disability (PD) in the regular school has been white of quarrels in diverse areas, amongst them the Physical Education. It was traced as objective generality to investigate the speech of the professors of Physical Education of the Municipal Schools of Itapetininga, on the inclusion of people with disability in its lessons, on the basis of the questioning: he will be that the professionals of Physical Education of the municipal net of education of Itapetininga are prepared to work with the inclusion proposal? To reach the objective, the structure of the work if constituted of the following form: in the first part I present a quarrel on the inclusion process. In the second part I analyze the relation of the Education with the inclusion investigating the conceptions destined to the disability body in the past, to the efficient body in the gift and to the different body in the future. The type of qualitative study and the methodology applied in the field research had occurred in the third part, as well as treading methodological for the accomplishment of the inquiry. The transcription of the speeches of the 8 participants if shows in the complete one, in the fourth part, selected in accordance with moments established for the used technique to analyze the data, called Analysis of Content: Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning of Moreira, Simões and Porto (2005). From the two generating questions; 1.For you what it is social inclusion? 2.Wich its vision on the inclusion of people with disabilities in the lessons of Pertaining to school Physical Education?, the 8 participants, 100% of the interviewed ones had disclosed that the social inclusion means to respect the diversities of all the people with and without disabilities and 75% that the inclusion through the lessons of Physical Education to promote the development and the learning in such a way of the children with and without disabilities how much of the professors. As conclusion one perceived that the professors beyond chemical preparations, inside of the possibilities, were demonstrating attitudes that made possible the inclusion, with enthusiasm and hope, although the difficulties, to obtain to carry through the dream of the equality of chances that is for all.