Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: JOGAR É PRECISO

Orientador

WAGNER WEY MOREIRA

Autor

FÁBIO BACCIN FIORANTE

Palavra chave

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; JOGO; PEDAGOGIA DO MOVIMENTO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

27/02/2008

Nº Downloads

5745

Resumo

Este trabalho tem como proposta identificar através do discurso dos professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino do 2º. ciclo do ensino fundamental das cidades de Serra Negra (SP) e Águas de Lindóia (SP) a concepção de jogo e sua presença nas tendências atuais em Educação Física. Objetivamos pesquisar o jogo como um instrumento pedagógico importante e determinante da Educação Física escolar que se manifesta dentro dos outros conteúdos, e a forma que o encontramos dentro das atuais tendências pedagógicas em Educação Física, e verificarmos se os discursos do professores estão convergentes ou divergentes em relação ao referencial teórico proposto para este estudo. O procedimento metodológico foi caracterizado por uma pesquisa bibliográfica proposta por Martins (2000) sobre a concepção etimológica do jogo, suas características e classificações, passando para a pesquisa sobre a "Educação" na legislação brasileira, dos momentos históricos da Educação escolar no Brasil e das tendências pedagógicas da Educação Física que surgiram após a década de 80, finalizando com a análise da Educação Física escolar perante os conteúdos da área e, realizando uma relação do jogo perante essas tendências. Utilizamos como recurso metodológico a pesquisa de campo, seguindo uma abordagem qualitativa segundo Marconi e Lakatos (2005), composta de uma ficha cadastro e uma entrevista semi-estruturada proposta por Ludke e André (1986). O universo inicial era de quarenta escolas nas cidades escolhidas, mas ao estabelecermos critérios, o número foi reduzido para oito escolas sendo que tivemos a participação espontânea de sete professores que atenderam aos requisitos da pesquisa. Para a coleta de dados foi feito o preenchimento da ficha cadastro e na seqüência, a realização da entrevista. A análise dos resultados foi realizada a partir dos dados obtidos na coleta, sendo criados categorias e indicadores para cada uma. Após esse momento, podemos considerar que para alguns indicadores houve coerência entre o discurso ouvido na entrevista e o referencial teórico. De uma forma abrangente o jogo é o conteúdo mais utilizado nas aulas, sendo utilizado por todos os professores e a concepção apresentada sobre jogo foi convergente com alguns autores da matriz teórica. O questionamento sobre as tendências pedagógicas apresentou um quadro em que foram citadas tendências coerentes com o referencial teórico e algumas que divergiram, sendo o construtivismo e o militarismo as mais citadas. A relação do jogo com as tendências pedagógicas apresentou um resultado em que as respostas não foram precisas. Destacamos que esse estudo trouxe uma reflexão sobre a importância do jogo como conteúdo da Educação Física escolar, sua implicação nas tendências pedagógicas e a necessidade de intensificarmos as nossas ações profissionais com o intuito de capacitarmos os professores de Educação Física para atuarem com mais coerência e embasados em estudos científicos.

Abstract

This work has as proposal to identify through the speech of the teachers of Physical Education of the state public net of education of 2º. cycle of the basic education of the cities of Serra Negra (SP) and Águas de Lindóia (SP) the conception of game and its presence in the current trends in Physical Education. We objectify to search the game as an important and determinative pedagogical instrument of the pertaining to school Physical Education that if manifest inside of the other contents, and the form that we inside find it of the current pedagogical trends in Physical Education, and we verify if the speeches of the professors are convergent or divergent in relation to the considered theoretical referential for this study. The methodological procedure was characterized by a bibliographical research proposal for Martins (2000) on the etimologic conception of the game, its characteristics and classifications, passing to the research on the "Education" in the Brazilian legislation, of the historical moments of the pertaining to school Education in Brazil and of the trends pedagogical of the Physical Education that had after appeared the decade of 80, finishing with the analysis of the pertaining to school Physical Education before the contents of the area and, carrying through a relation of the game before these trends. We use as methodology resource to the field research, following a qualitative boarding according to Marconi and Lakatos (2005), composed of a fiche I register in cadastre and a half-structuralized interview proposal for Ludke and Andres (1986). The initial universe was of forty schools in the chosen cities, but when establishing criteria, the number was reduced for eight schools being that we had the spontaneous participation of seven professors who had taken care of to the requirements of the research. For the collection of data the fulfilling of the fiche was made registers in cadastre and in the sequence the accomplishment of the interview. The analysis of the results was carried through from the data gotten in the collection, being created indicating categories and for each one. After this moment, we can consider that for some pointers it had coherence enters the heard speech in the interview and the theoretical referential. Of an including form the game is the used content more in the lessons, being used by all the professors and the conception presented on game was convergent with some authors of the theoretical matrix. The questioning on the pedagogical trends presented a picture where coherent trends with the theoretical referential and some had been cited that they diverge, being the most cited constructivism and the militarism. The relation of the game with the pedagogical trends presented a result where the answers had not been necessary. We detach that this study it brought a reflection on the importance of the game as content of the pertaining to school Physical Education, its implication in the pedagogical trends and the necessity to intensify our professional actions with intention to enable the professors of Physical Education to act with more coherence and based in scientific studies.