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Título
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DE CASO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Orientador
ROSELI PACHECO SCHNETZLER
Autor
MAURA MARIA MORAIS DE OLIVEIRA BOLFER
Palavra chave
PRÁTICA DOCENTE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
29/02/2008
Nº Downloads
369168
Resumo
Esta pesquisa tem por finalidade promover a ampliação de sentidos e significados da prática docente através de reflexões de um grupo de professores de uma instituição de educação superior, mediadas pela coordenadora pedagógica institucional e autora deste trabalho. Procura responder a questão: reflexões compartilhadas de professores universitários sobre prática docente podem ampliar sentidos e significados da mesma? A tese contida é a de que reuniões sistemáticas de professores, lideradas por uma coordenadora pedagógica, mostram-se importantes para a formação continuada de professores no âmbito da instituição onde atuam. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos sobre educação superior, formação docente e sobre abordagem histórico-cultural, os quais compõem o quadro teórico que sustenta esta investigação. Em termos metodológicos, foram realizadas treze reuniões com o grupo de professores, composto por onze sujeitos, as quais foram gravadas, transcritas e os episódios recortados - transformados em dados - a partir da análise qualitativa do discurso, buscando-se analisar as interações verbais que revelam a ampliação de sentidos e significados da prática docente. Tendo como diretrizes de investigação os estudos processuais, decorrentes da abordagem histórico-cultural, foram estabelecidos eixos temáticos, que têm como matriz a tríade professor/aluno/conhecimento, para estudar o movimento dos processos de interação do grupo de professores que, por meio de reflexões, ampliam sentidos e significados da prática docente. A partir da análise e reflexão da própria prática docente, o grupo de professores universitários teceu reflexões críticas sobre suas próprias práticas de ensino, questionando os fundamentos das mesmas e os postulados tácitos sobre a natureza dos saberes relativos ao ensino, visando à formação profissional de licenciados e tecnólogos.
Abstract
This research aims at promoting the enlargement of the senses and meanings of teaching practice through a group of professors’ reflections from a higher education institution mediated by the institutional pedagogical coordinator and the author of this work. It aims the answer to this question: shared professors’ reflections of teaching practice may enlarge its senses and its meanings? The thesis is that systematic professors meetings, led by a pedagogical coordinator are important to a continuous teacher training at the institution they work at. For this work development, studies about higher education, teacher training and the historical-cultural approach were done; and they make up the theory that supports this investigation. In methodological terms, thirteen professors meetings with eleven professors in each were done. The meetings were recorded, transcribed and the episodes chosen - turned into data - from the qualitative analysis discourse, aiming the analysis of verbal interactions which reveal the enlargement of the senses and the meanings of the teaching practice. Taking as guidelines for research studies procedural, arising from the historical-cultural approach, thematic axes were established which are the matrix triad teacher / student / knowledge, to study the movement of the interaction processes of the group of professors who, through reflections, extend senses and meanings of teaching practice. From the analysis and reflection of their own teaching practice, the group of academics made critical reflections on their own practice of teaching, questioning its foundations and the tacit postulates about the nature of knowledge concerning education, seeking professional training for graduates and technicians.