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Título
REPRESENTAÇÕES DE CAIPIRA NAS PRÁTICAS LITERÁRIAS DE CORNÉLIO PIRES
Orientador
ADEMIR GEBARA
Autor
ALBERT STUART RAFAEL PINTO DA SILVA
Palavra chave
REPRESENTAÇÕES; CORNÉLIO PIRES; CAIPIRA: CIVILIZAÇÃO.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
19/03/2008
Nº Downloads
3673
Resumo
O presente trabalho analisa as representações de caipira nas práticas literárias de Cornélio Pires produzidas entre as décadas de 1910 a 1930, período em que outras representações acerca do homem do interior paulista estavam em efervescência, sobretudo na literatura, e que colocavam esse personagem como um entrave ao avanço civilizatório brasileiro idealizado pela elite intelectual e econômica da época. Nosso estudo destaca o posicionamento de Pires nesse cenário a partir do reconhecimento de duas estratégias articuladas pelas suas representações e práticas: a primeira estratégia consiste na defesa do avanço civilizatório sobre o sertão paulista e a necessidade do caipira integrar-se a ele, mesmo que tal incorporação represente o fim de uma série de valores e hábitos caipiras apreciados pelo o autor; a segunda estratégia propõe perpetuar - enquanto memória - esses valores e hábitos fadados ao desaparecimento. Daí o entendimento das práticas literárias de Cornélio Pires como um trabalho de cunho folclórico que serve de ponte entre um mundo a ser extinto (caipira) com um mundo civilizado a ser construído.
Abstract
This research analyses the different representations of the "caipira" in Cornélio Pires´s literary texts written between the decades 1910 and 1930, period in wich other representations of country men from São Paulo were arisen, above all in Literature. This fact put the character as a way to prevent Brazilian civilization to develop as idealized by the intellectual and economical elite from that period. This research emphasizes Pires´s positon in this set, starting with the recognition of two strategies articled by his representations and practices: the first strategy consists on the defense of the civilization development about sertão paulista and the necessity of the "caipira" integrate himself to it, even though this incorporation represents the end of a series of the "caipira" habits and values, appreciated by the author; the second strategy comes up with perpetuating - while memory of a people - these values and habits destined to the disappearance. From then, the comprehension of literary practices by Cornélio Pires as a job of folk nature that works as a bridge between an extinct world (caip ira) and a civilized world to be raised.