Visualização do documento
Título
DIRETRIZES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL SOB A LDB 5.692/71: INDÍCIOS DE SUAS CONTRIBUIÇÕES...
Orientador
CÉLIA MARGUTTI DO AMARAL GURGEL
Autor
HARILSON MESTRINER
Palavra chave
ENSINO DE MATEMÁTICA; LDB 5.692/71; IDEOLOGIA DA CERTEZA MATEMÁTICA.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
03/03/2008
Nº Downloads
2005
Resumo
Este trabalho pretende investigar quais indícios há no modelo de ensino da Matemática Moderna, na formação do professor e nas proposições de resolução de problemas em livros didáticos de Matemática, após o período da LDB 5.692/71. Esses indícios indicam obstáculos para uma aprendizagem significativa e crítica sobre o conhecimento matemático, induzindo à crença da certeza matemática. Essa ideologia argumenta ser a Ciência Matemática exata, pronta, abstrata e geral e não sofrer influências de interesse social, cultural, político ou ideológico. A LDB 5.692/71, para a Educação Brasileira, foi firmada sob acordos entre o Brasil e os Estados Unidos (acordo MEC-USAID) para atender às exigências da internacionalização do capitalismo, privilegiando uma formação técnica e profissionalizante. A hipótese do estudo é que essa premissa pode ter criado condições propícias para fomentar algumas crenças no ensino das Matemáticas promovendo o insucesso/fracasso escolar dessa aprendizagem no decorrer do século XX e início do XXI, conforme indicam os sistemas de avaliação nacional e internacional (ENEM, PISA, SAEB, SARESP) dos últimos anos. A metodologia da pesquisa se apoiou nos princípios da investigação qualitativa e no paradigma indiciário de Ginsburg. Os resultados da análise reafirmaram ser predominante neste período uma visão formalista do ensino da Matemática Moderna privilegiando os aspectos dedutivos da Matemática em detrimento da perspectiva heurística e histórica. A formação docente estimulou a preparação de um profissional transmissor de conhecimento e não um mediador social do conhecimento, como sugere Vygotsky. Esses indícios indicam que as orientações para o ensino da Matemática caminharam na contramão do que hoje se almeja para a denominada Sociedade da Informação e Novas Tecnologias, impedindo os sujeitos de compreenderem a importância do saber matemático para a realidade social em que vivem, em particular, sobre a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ainda, os indícios sugerem que as orientações das diretrizes para a Matemática contribuíram para o fortalecimento da crença na ideologia da certeza matemática no decorrer das últimas décadas do século XX e início do século XXI na educação brasileira.
Abstract
This search intends to investigate which indications exist in the model of teaching Modern Mathematic, in the formation of the teacher and in the ideas of the solution of the problems in the didactic books of Math, afterwards the period of the LDB 5.692/71. These indications show obstacles for a significant learning and criticize about the mathematical knowledge, introducing the belief of the certainty mathematic. This ideology argue to be the Mathematic Science exact, abstract and general and not to suffer influences of social, cultural, politics or ideological interests. The LDB 5.692/71, for the Brazilian Education, was firmed on an agreement between Brazil and United Estates of America (MEC-USAID agreement) to attend the demand of the capitalism internationalizing process, privileging a technician and professional formation. The hypotheses of this search is that this idea may has created propensity conditions for creating several believes in the Mathematic teaching promoting the school unsuccess/failure of this learning through XX century and early of XXI, according to national and international systems of valuation (ENEM, PISA, SAEB, SARESP) in the last few years. The search methodology was based on the qualitative investigation principles and on ideas of Ginsburg. The results from the analyses reaffirmate to be predominant in this period a formalist view on the Modern Mathematic teaching, privileging the mathematic deducting aspects against the heuristical and historical perspective. The teachers' formation has stimulated the preparation of a professional that transmit the knowledge and not a social mediator of the knowledge, as Vygotsky says. These indications show that the orientations to the Mathematic teaching goes against what is expected today, for the named Society of Information and New Technologies, preventing the subjects of understanding the importance of the mathematical knowing for the social reality in which they live, particularly, about the relation of Science, Technology and Society. Still, the indications suggest that the orientations from the directives for the Mathematic has contributed for the strengthening in the belief in the ideology of the certainty mathematic through the last decades of the XX century and early of XXI in the Brazilian Education.