Visualização do documento
Título
AS RELAÇÕES DE ENSINO EM UMA SEGUNDA SÉRIE NAS ATIVIDADES DE LEITURA: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Orientador
ANNA MARIA LUNARDI PADILHA
Autor
MARTHA MARIA JOLY
Palavra chave
ENSINO; LEITURA
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
25/06/2008
Nº Downloads
912
Resumo
Este trabalho focaliza a dinâmica escolar no processo de aquisição da leitura, assumindo que o papel da escola é ensinar, promovendo o acesso dos alunos aos bens culturais sistematizados. Ancorada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Lev Vigotski, nos fundamentos da abordagem enunciativo-discursiva de Mikhail Bakhtin e mantendo constante interlocução com outros autores que se aproximam dessas perspectivas teóricas, acompanhei, por um semestre, a prática pedagógica de uma professora da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em suas aulas de língua portuguesa, focalizando as relações de ensino/aprendizagem, priorizando os momentos da ação pedagógica em relação à leitura. Utilizei-me de observações registradas em caderno de campo, vídeogravações, conversas e entrevistas com a professora da sala. Atentando para os detalhes, optei por destacar núcleos temáticos que possibilitassem identificar e analisar como a atividade de leitura é oferecida nas relações de ensino: modalidades e modos de leitura; condução da prática da leitura pela professora e o processo de mediação como apropriação de significados. Foi possível identificar fortes indícios de que a prática pedagógica desenvolvida pela professora e o seu trabalho com a presença constante de textos possibilitaram avanços no aprendizado e desenvolvimento da leitura.
Abstract
.