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Título
OS INÍCIOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL COLONIAL: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO SÉCULO XVI
Orientador
JOSÉ MARIA DE PAIVA
Autor
AFRÂNIO WILLIAM TEGÃO
Palavra chave
COMPANHIA DE JESUS - CURSO SUPERIOR - FORMAÇÃO DO PROFESSOR - FILOSOFIA...
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
25/06/2008
Nº Downloads
3725
Resumo
Os inícios do curso superior no Brasil colonial é um estudo sobre o desenvolvimento da educação jesuítica no Brasil e no mundo, dando ênfase sobre a educação superior que se fez no Brasil do século XVI. Os jesuítas foram sem sombra de dúvidas, os pioneiros da educação no Brasil. Até a reforma pombalina e a conseqüente expulsão dos jesuítas ocorrida em 1759, tiveram eles absoluta liderança no setor educacional brasileiro. Embora o que mais se ressalte sejam as obras de evangelização e catequese, o ponto alto de sua atividade fora reconhecidamente no campo da educação em todos os seus níveis: elementar, média e superior. Depois de várias experiências quase fracassadas das colônias indígenas no século XVI, a maior parte do trabalho, do tempo e do pessoal acabou sendo dedicada à criação e organização das escolas e dos colégios para a formação de padres/professores. No Brasil, então Província da Companhia de Jesus desde 1555, já havia no século do Quinhentos três colégios constituídos no sentido técnico do termo: o de Salvador, na Bahia, o de Olinda, em Pernambuco, e o do Rio de Janeiro. Sendo que o Colégio da Bahia já distribuía, à época, seus graus acadêmicos de Mestre em Filosofia e Doutor em Teologia. O ponto de partida será, portanto, entender a Companhia de Jesus a partir de uma perspectiva mais especificamente educacional, levando em conta os aspectos religioso, teológico e de uma história das instituições eclesiásticas sem, contudo, deixar de lado os aspectos relacionados às transformações emergentes do renascimento e do descobrimento. Para dar conta desta problemática dividimos a dissertação em quatro partes: a primeira, mais introdutória, versa sobre a primeira chegada de padres da Companhia de Jesus no Brasil, em 1549, as dificuldades prementes da catequização dos índios bem como dos problemas morais e éticos dos cristãos da terra; a segunda, preparatória, propõe voltar um pouco no tempo e contar a história do fundador e da fundação da Ordem e traçar um perfil dos dois principais documentos sobre educação: as Constituições, na sua IV Parte, e a Ratio Studiorum ou Plano de Estudos; a terceira fala sobre a administração dos colégios e da longa formação que era exigida dos futuros professores; a quarta se detém no curso superior propriamente dito: a Filosofia e a Teologia. Com este trabalho objetivamos contribuir para a compreensão da formação cultural brasileira por meio de sua história da educação.
Abstract
The beginnings of university education in colonial Brazil is a study on the development of Jesuit education in Brazil and in the world, giving emphasis on higher education has been done in Brazil in the sixteenth century. The Jesuits were no doubt, the pioneers of education in Brazil. Until the pombalina reform and the consequent expulsion of the Jesuits occurred in 1759, they had absolute leadership in the Brazilian educational sector. Although what is in the most evidence are the works of evangelization and catechesis, the high point of their activities outside recognised in the field of education at all levels: elementary, middle and top. After almost several failed experiments the indigenous colonies in the sixteenth century, most of work, time and people, just being dedicated to the creation and organization of schools and colleges for the parents / teachers training. In Brazil, then The Province of Jesus Company since 1555, had the century of Five hundred (Quinhentos) three colleges consisting in the technical sense of the term: Salvador, Bahia, Olinda, in Pernanbuco, and Rio de Janeiro. Since the college in Bahia already distributed, at the time, their academic degrees, master's degree in philosophy and doctor of theology. Its starting point is therefore understand the Jesus Company from a more specifically educational, taking into account religious, theological and a history of ecclesiastical institutions without, however, leaving aside the issues related changes emerging and the discovery of rebirth. Taking account of this issue dividing the dissertation into four parts: first - more introductory, is about the arrival of the first priests of the Jesus Company in Brazil in 1549, the difficulties of pressing indians catechesis and the moral and ethical problems of Christians of the earth and the second is preparatory, proposes a little back in time and tell the story of the founder and the founding of the order and establish a profile of two main documents on education: the constitutions in its part IV, and Ratio Studiorum or Study Plans and the third is about the administration of colleges and the long training that was required of future teachers, and the fourth was held in the university itself: the philosophy and theology. This work aims to contribute the understanding of the Brazilian cultural training through its history of education.