Visualização do documento
Título
REFLEXOES RELATIVAS AS DEFINICOES DO NUMERO N Î (PI) E A PRESENÇA DA SUA HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS...
Orientador
MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMAZELLO
Autor
ANÉSIA REGINA SCHIAVOLIN BORTOLETTO
Palavra chave
EDUCACAO MATEMATICA, HISTORIA, NUMERO Î (PI), LIVRO DIDATICO
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/03/2008
Nº Downloads
18108
Resumo
Os alunos, em geral, apresentam grandes dificuldades em compreender o significado de um numero irracional, em particular, o numero ð Î (pi). Tendo como pressuposto que uma abordagem historica pode facilitar a apreensao de conteudos pelo aluno, os objetivos deste trabalho sao: investigar como os livros didaticos definem o numero ð Î (pi); em que termos a dimensao historica vem sendo considerada; quais as abordagens utilizadas e suas relacoes com as orientacoes governamentais e quais as possiveis implicacoes para o processo de ensinoaprendizagem desse conceito. Essa pesquisa, de natureza qualitativa e documental, foi desenvolvida mediante a analise de 56 livros didaticos de matematica do ensino fundamental, desde as origens do Programa Nacional do Livro Didatico (PNLD) ate o Guia de Livros Didaticos (1929-2005), uma vez que a qualidade de um livro esta ligada as politicas publicas para a area. Tambem foram analisadas as definicoes dadas por 23 professores participantes de um curso de formacao continuada, atraves de questionarios semi-estruturados. Os professores, de maneira geral, nao fazem uso da historia e no caso dos livros, somente os mais recentes trazem dados sobre a historia de ð Î .
Abstract
In general, students show great difficulty in understanding the meaning of irrational number, specially the number ð (pi). Supposing that an historical approach can facilitate the understanding of contents, the objectives of this study are: to investigate how the didactic books define the number ð (pi); how its historical dimension has been considered; which approaches have been used and what are their relationship with the government directions and what are the possible implication to the teaching-learning process of this concept. The present research, which’s nature are qualitative and documentary, is based on the analysis of 56 didactic books of mathematics of the fundamental leaning, since the origin of the "National Program of Didactic Book" until the "Guide of Didactic Book" (1929-2005), once the quality of a book is linked to the public policy for this area. The definitions of 23 teachers, who participate in a supplementary course in mathematics, were also analyzed through semi-structuralized questionnaires. In general, teachers don’t use history and only the recent books present historical information about ð (pi).