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Título

A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE INSTITUIÇÃO ESPECIAL EM PROJETOS DA ESCOLA REGULAR: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO

Orientador

MARIA CECÍLIA RAFAEL DE GÓES

Autor

MARIA EUGÊNIA DA SILVA DE OLIVEIRA

Palavra chave

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; INCLUSÃO SOCIAL; BANDA ESCOLAR.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/08/2008

Nº Downloads

1109

Resumo

O propósito deste trabalho é contribuir para o apontamento de condições que ampliem as possibilidades de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Assumindo a teoria histórico-cultural, entendemos que os indivíduos com deficiência, como qualquer ser humano, se constituem nas relações sociais, e que a força da convivência com outros é o que os move para atingir formas mais elevadas de pensamento e sociabilidade. Preocupada com a restrição de experiências de vida que em geral está associada à deficiência intelectual e enquanto diretora de uma escola pública, esta autora implementou programas de atividades extracurriculares visando o envolvimento de alunos de uma instituição especial e suas famílias. O presente estudo focaliza um programa referente à integração de adolescentes e jovens com deficiência intelectual na banda da escola, que conta atualmente com trinta alunos regulares, na faixa etária de 11 a 18 anos, e nove alunos da instituição especial, na faixa etária de 12 a 29 anos. Com o objetivo de colher dados indicativos da qualidade e dos efeitos dessa experiência sobre a vida dos integrantes especiais, realizamos entrevistas semi-estruturadas com os dois grupos de integrantes: dez alunos comuns e sete alunos especiais. Para complementar os dados foi também entrevistado o maestro da banda. As análises dos depoimentos indicam que para os alunos comuns essa experiência concreta de convivência conduziu a mudanças na concepção sobre a deficiência intelectual e na avaliação crítica da localização restrita das pessoas com deficiência na sociedade. Quanto aos alunos especiais, suas falas mostram que eles se sentiam aceitos e felizes nessa atividade. Apesar de suas necessidades especiais, percebiam-se participantes e consideravam que eram assim percebidos pelos demais integrantes. O conjunto dos dados mostra que o projeto da banda oferece a esses sujeitos uma experiência diferenciada, visto que seu cotidiano é vivido, de modo geral, nos ambientes da família e da escola especial. Trata-se de um espaço que os situa em outro coletivo, com atividades significativas, reconhecidas pelo grupo social e realizadas por pessoas sem deficiência. O estudo sugere, também, que escola pode desenvolver iniciativas inclusivas que não se enquadram na inclusão em sala de aula, mas que, ao envolver parcerias com famílias e comunidade, criam perspectivas promissoras para a vida de sujeitos com deficiência.

Abstract

The purpose of this work is to contribute for the indication of conditions that may expand the possibilities of social inclusion of persons with intellectual deficiency. Based on the historical-cultural theory, we understand that individuals with deficiency, as any human being, are constituted in social relations, and that the force of shared experiences is what moves them to reach higher levels thinking and sociability. Concerned with the restriction of life experiences that is generally associated to intellectual deficiency and while working as principal of a public school, this author developed programs of extracurricular activities for the involvement of adolescent and young students of a special education institution and their families. The present study focuses on a program for the integration of these students in the school band, which is now formed by thirty regular students, in the age range of 11 to 18 years, and nine special participants, in the age range of 12 to 29 years. With the objective of collecting data indicative of the quality and the effects of this experience on the life of the subjects with intellectual deficiency, we interviewed members of the two groups in the band: seven special students and ten regular students. In order to complement the data the band maestro was also interviewed. The analyses of the statements indicate that for the regular students this concrete convivial experience led to changes in the conception about intellectual deficiency and to a critical evaluation of the restricted localization of persons with deficiency in society. As to the special students, their sayings show that they felt accepted and happy in this activity. Despite their special needs, they perceived themselves as participants and considered that they were perceived the same way by other participants. The data, on the whole, show that the band project offers to these subjects a differentiated experience, since in general their quotidian is lived within the spheres of the family and the special institution. Hence, the project is a space that situates them in another collective, with meaningful activities, which are part of something recognized by the social group and undertaken by persons without deficiency. The study also suggests that schools can develop inclusive which do not correspond to an inclusion in the classroom, but, by involving partnerships with families and community, can create promising perspectives for the life of subjects with deficiency.