Visualização do documento
Título
COLÔNIA DE FÉRIAS TEMÁTICA: FUNDAMENTANDO A AÇÃO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE
Orientador
NELSON CARVALHO MARCELLINO
Autor
DÉBORA ALICE MACHADO DA SILVA
Palavra chave
LAZER, EDUCAÇÃO, COLÔNIA DE FÉRIAS TEMÁTICA, PAULO FREIRE.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
22/08/2008
Nº Downloads
1909
Resumo
Esta pesquisa reúne esforços no sentido de sistematizar e aprofundar a reflexão sobre os pressupostos necessários a implementação de programas de Colônias de Férias Temática. Parte da metodologia de ação desenvolvida por Silva (2003), e busca fazê-la dialogar com os conceitos principais das obras de Paulo Freire (1980, 1987, 1998, 2003, 2007). Justifica-se na medida em que programas desta natureza se mostram bastante comuns em várias régios brasileiras, na gestão de esporte e lazer, pública e/ou privada. A pesquisa foi complementada com obras de outros autores da Teoria do Lazer, especialmente, Lefebvre (1991) e Dumazedier (s/d). A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo consistiu na realização de um levantamento bibliográfico, realizado nos Sistemas de Bibliotecas da UNICAMP e da UNIMEP e em bancos de dados científicos disponíveis na rede mundial de computadores. A técnica utilizada foi a de elaboração de fichas de documentação bibliográfica. Para tal, foi realizada a busca de artigos, teses, dissertações e manuais nacionais e internacionais que contemplassem os temas: lazer, educação, colônia de férias e Paulo Freire. Foram, então, delimitadas as unidades de leitura, para posterior realização das análises: textual, temática e interpretativa das mesmas. A pesquisa tem como pano de fundo a interface lazer e educação, com destaque para as questões relacionadas à autonomia e a emancipação dos sujeitos a partir da implementação de processos de educação para e pelo lazer, possíveis de serem desencadeados, vivenciados e construídos nas Colônias de Férias, por meio da “investigação temática” (FREIRE, 1987).
Abstract
This research brings efforts to systematize and further reflections on the conditions necessary to implement Thematic Vacation Colonies programs. The work includes the methodology of action developed by Silva (2003) and make it dialogues with the main concepts of the works of Paulo Freire (1980,1987, 1998, 2003, 2007). It is justified to the extent that such programmes have shown quite common in different Brazilian parts (management of sport and recreation public and / or private). The research was complemented with other Theory of Leisure authors, especially, Lefebvre (1991) and Dumazedier (s / d). The methodology used for the study development was the realization of a bibliographic survey, conducted in the Library Systems of UNICAMP and UNIMEP and banks available in scientific datas on the global network computers. The technique used was to draw up sheets published data. To this end, the search was conducted from articles, theses, dissertations and textbooks related to key-words: leisure, education, Vacation Colonies and Paulo Freire. They were then bounded reading to the units for subsequent completion of the analysis: text, thematic and interpretative of them. The survey has a background in the interface leisure and education, with emphasis on issues related to people independence and emancipation from the implementation of procedures for education and leisure, that can be triggered, experienced and constructed in the Vacation Colonies through the "thematic research" (FREIRE, 1987).