Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DIFICULDADES E SUPERAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA...

Orientador

ROSELI PACHECO SCHNETZLER

Autor

ALINE MIDE ROMANO DE BARROS

Palavra chave

PROFESSORES INICIANTES; FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA; DESENVOLVIMENTO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

04/07/2008

Nº Downloads

1567

Resumo

Neste estudo objetivamos ampliar a discussão sobre as percepções e crenças que norteiam o processo de iniciação à docência em termos das interações sociais estabelecidas a partir do momento em que os professores se inserem no contexto escolar; e, ainda, estabelecer quais as especificidades da prática de ser professor de Matemática eles revelam, a partir de um passado já vivido, no caso dos experientes, e de um passado ainda muito recente e presente, no caso dos iniciantes. Para isso, coletamos dados por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professores de Matemática da rede estadual de ensino, onde dois deles são professores iniciantes e dois são professores experientes. Na intenção de obter aspectos da realidade pesquisada e compreendê-los como tal, a metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa de pesquisa. Buscamos com isso levantar as diferentes percepções no que se refere à fase de iniciação à docência em Matemática e verificar se dificuldades e superações são comuns, ou não, aos dois grupos de professores pertencentes ao universo da pesquisa, além de interpretá-las à luz de estudos teóricos relativos à formação docente, em particular, em Matemática. O referencial teórico nos permitiu identificar as categorias temáticas, as quais elucidaram a construção e interpretação dos dados. Dois eixos de análise foram propostos: i) 1º Eixo engloba categorias temáticas relativas à formação inicial do professor de Matemática, escolha e percurso profissional, contexto atual de trabalho, como e porque ensinam Matemática como ensinam, como concebem e interagem com seus alunos e, por fim, experiências relativas à formação continuada; ii) 2º Eixo engloba categorias temáticas relativas às dificuldades e superações no início de carreira.

Abstract