Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM EMPRESAS

Orientador

MÁRIO SACOMANO NETO

Autor

JULIANO SANTIAGO ANGELI

Palavra chave

CADEIA DE SUPRIMENTOS, MEDIÇÃO DE DESEMPENHO, INDÚSTRIA DE USINAGEM.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

31/07/2008

Nº Downloads

4165

Resumo

As grandes mudanças no ambiente empresarial implicam na necessidade de uma elevada capacidade de adaptação e flexibilidade das empresas. Nesse contexto, o projeto e a gestão das cadeias de suprimentos passam a ter relevância estratégica. O objetivo deste trabalho é verificar o estágio de utilização de indicadores de medição de desempenho da cadeia de suprimentos de empresas do setor metal-mecânico. Cadeia de suprimentos pode ser entendida como os elos que compõem os estágios da produção do produto até a finalização do pedido de compras. Já a medição de desempenho na cadeia de suprimentos envolve a avaliação dos gestores no desempenho da cadeia de suprimentos. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, por meio do estudo de multicasos em empresas do setor metalmecânico A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos responsáveis das áreas. Quanto à medição de desempenho da cadeia, o estudo constatou que a medição de desempenho externo está apoiada na qualidade e no prazo de entrega. A empresa líder (Cliente Final) é que direciona as medidas de desempenho quanto ao tipo de medição. As cinco empresas estudadas têm o mesmo tipo de medição.

Abstract

The great changes in the enterprise environment imply in the necessity of a high adaptation capacity and companies flexibility. In this context, the project and the supply chains management have strategical relevance. The objective of this work is verify the training period of performance measurement´s pointer use of the metal-mechanical companies sector supply chain. The supply chain can be understood as the links that compose the period of the product´s production training until the finishing of the purchases order. The performance measurement in the supply chain involves the manager´s evaluation in the supply chain performance. The research methodology has qualitative and exploratory character, with the multicase study in companies of the metal-mechanical sector. The data collection was carried through questionnaires that were done with the responsible ones of each area. As the chain internal measurement, the study evidenced that the external performance measurement is supported by quality and by the stated period of delivery. The leader company (Final Customer) is who directs the performance measures regarding the measurement type. The five studied companies have the same measurement type.