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Título
DANÇA CIRCULAR SAGRADA E SEU POTENCIAL EDUCATIVO
Orientador
FRANCISCO COCK FONTANELLA
Autor
YARA APARECIDA COUTO
Palavra chave
DANÇA CIRCULAR SAGRADA, CORPOREIDADE, EDUCAÇÃO.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
25/08/2008
Nº Downloads
1084
Resumo
Neste estudo focaliza-se a dança e sua relação com o sagrado e com a educação. Através de uma revisão teórica são discutidas intenções rito-educacionais pelas danças circulares enquanto um dos temas geradores do potencial educativo, dada sua riqueza gestual, rítmica, mitológica e cultural. A dança tem um papel fundamental na produção de cultura, pois sempre foi, e ainda é, uma maneira de expressão humana, a qual vem se modificando diante da evolução cultural. Esta pesquisa buscou investigar o aprendizado e saberes, o repertório pessoal, que emerge da transmissão cultural, da ludicidade e da criatividade em dança. Essa proposta realizou-se por meio desse espaço potencial educativo, buscando acessar a forma essencial da Dança Circular Sagrada, em que a motricidade é o foco desencadeante da identidade corporal na contínua formação humana, bem como do papel da arte e da cultura influenciando todo o processo. É um espaço reservado à expressão do potencial humano, que permite uma vivência de apropriação, recriação, ressignificação da vida, dos modos de organização cultural em diferentes culturas, enquanto criação coletiva. Este estudo foi realizado nas práticas de dança, discutidas, apresentadas e construídas durante a disciplina optativa "Danças Circulares Sagradas", no curso de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos, com grupos de alunos do 4º e 5º anos, em 2004, 2005 e 2006. Os processos pedagógicos interdependentes delinearam-se como perspectiva de ampliar as linguagens expressivas latentes no humano, um processo formativo da percepção e da imaginação. Sem a intenção de se ater ao resgate propriamente dito das danças, foi intenção que os alunos participantes, a partir da vivência das danças circulares sagradas, pudessem manifestar suas próprias expressões e composições, conhecendo e construindo seu próprio discurso, recriando significados e formas. Além disso, foi proposto através da diversidade de identidades culturais, da corporeidade, uma abertura do ser para a sensibilidade do outro e também para sensibilizarem-se com o novo, com o desconhecido. A dança é aqui focalizada como meio para criar um espaço educativo potencial na experiência humana e na vivência cultural, caminho que passa pela transição, ou transposição: a passagem de um estado de coisas a outro, um percurso de abertura para o novo, para atingir uma área potencial de ação. Dançar pode ser um processo que revela outros níveis de compreensão da totalidade humana. Imagem, dança, canto e música são considerados formas de conhecimento, bem como processos culturais latentes. Assim, a partir da vivência da dança, bem como do estudo de seus fundamentos teóricos, se compôs um campo de estudos, integrando o repertório das danças às reflexões filosóficas, permeado pelo ensino e aprendizado da danças circulares sagradas, elaboração descritiva de temas, composição e apresentação coreográfica individual e em grupos. O que permitiu a todos participantes refletir sobre o ato educacional, bem como sobre o aprimoramento dessa ação, vislumbrado pela concepção da dança na vida e na educação.
Abstract
This study focuses on dance and its relation with the sacred dance and formal education. This theoretical review is used to discuss the intentions of the educational rites implicit in Circle Dance since its richness of gestures, rhythm, mythology and culture. Firstly, it must be considered the fundamental role dance has always had as a cultural agent of human expression which is modified by the cultural evolution, and dance in its potential for generating learning, knowledge and personal repertoire. Dance is an area left for the expression of human potentiality which allows its participants to experience an appropriative and creative living and remeaning of life, and experience cultural organizations in different cultures resulting from a collective creation. In order to accomplish this proposal, it was used a different space we find in education to reach the essence of the sacred Circle Dance, facing that motricity in it is the leading factor of corporal identity in the continuous human formation, as the role of arts and culture influencing the whole human evolution. This proposal was brought about during dance practices which were discussed, built and presented during sacred circle classes as an optative subject in the Physical Education course, attended by fourth-grade and fifth-grade students, at The Federal University of São Carlos from 2004 to 2006. The approach used to develop those practices as an interdependent pedagogical process emerged as a possibility to enlarge the expressive languages that are latent in the human being and which is a formative process of perception and imagination. There was no intention to rescue dance itself, but to enable the students through Circle Dance to come up with their own expressivity and creativity, aware of their own discourse, and possibility of recreating choreographies and their meanings. Furthermore, it was also proposed, through the diversity of cultural identities of corporeity, a human opening toward the other’s sensibility, the novelty and the unknown. Because dance is a way to endow the potentiality of an educative space in human and cultural experience, which is a path to transpose from a state to other ones and face novelties aiming to grasp an actionpotential area. Dance may be a process to reveal other levels of comprehension of human totality. Images, dance, singing and music are considered ways of knowledge and latent cultural processes. Through dance experience and the work on its theoretical fundaments a field of studies was composed, integrating dance repertoire, which was permeated by the learning and teaching of circle dances, the descriptive elaboration of themes, groups’ and individual’s choreographic compositions and presentations. Such practices not only allowed the participants to think over the educational actions but think over the improvement of those actions, regarding the conception of dance in human life and formal education as well.