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Título

O HOMEM SEGUNDO O RATIO STUDIORUM

Orientador

JOSÉ MARIA DE PAIVA

Autor

DANIELA FERNANDA CARDOZO FORSTER LIMA

Palavra chave

EDUCAÇÃO- RATIO STUDIORUM- COMPANHIA DE JESUS.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

15/12/2008

Nº Downloads

11129

Resumo

Este estudo trata do Homem formado pelo Ratio Studiorum. Este documento, elaborado no século XVI, foi responsável pela organização dos colégios da Companhia de Jesus. Não se trata de um tratado pedagógico, se aproximando mais de um programa de ensino que além de passar orientações sobre a metodologia e o conteúdo a ser trabalhado nos cursos, trata também da responsabilidade de cada membro do colégio, respeitando a hierarquia. Por meio de uma disciplina rígida, os colégios da Ordem irão formar homens competentes e capazes de realizar os planos da Companhia em um momento de transformações. Ao mesmo tempo em que esses homens se preparavam para encarar os desafios decorrentes dessas transformações, estas também ajudarão a configurar a maneira de ser da Companhia, à medida que as ações da Ordem são guiadas pela experiência. Por essa razão, nota-se tanto a preservação de alguns fundamentos tradicionais, como também a absorção de novos padrões de comportamento. Nesta pesquisa atentamos aos significados que as pessoas que viveram a época estudada atribuíram as suas ações. É importante perceber que as representações devem ser pensadas a partir do sentido daqueles que as vivenciaram. Assim, não se trata de comparar métodos pedagógicos ou julgá-los, trata-se de entender suas características, considerando as ações da época que configuraram a maneira de ser da Ordem.

Abstract

That study is about the Man formatted through Ratio Studiorum. This document elaborated in the XVI century was responsible by Jesus Company’s schools organization. It is not about a pedagogical treatise coming more close to a teaching program, which besides passing orientations about course methodology and working contents, also discusses the responsibility of each member of the school, respecting the hierarchy. Trough a rigid discipline the schools of Jesuit Order are going to form competent men, capable to accomplish Jesus Company’s plans, in a moment of transformations. At the same time those men got ready themselves to face the challenges resulting from these transformations, which also will assist to configure the Jesus Company way of being, insofar as Order’s actions are experience guided. For that reason it is noticed both the preservation of some traditional foundations as well as the absorption of new compartmental patterns. In this study we concern the meanings that persons living the studied time attributed to their actions. It’s important to notice that the representations must be thought from meanings of those that lived them. So, that is not about to compare or judge pedagogical methods, but of understanding its characteristics, considering the actions of the epoch, that formatted the Jesus Company’s way of being.