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Título
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: FOCALIZANDO A NOÇÃO DE COMPENSAÇÃO NA ABORDAGEM HISTÓRICOCULTURAL
Orientador
MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Autor
DÉBORA DAINÊZ
Palavra chave
EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR, COMPENSAÇÃO NA DEFICIÊNCIA, VYGOTSKI.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
27/11/2008
Nº Downloads
3356
Resumo
Neste estudo tivemos como objetivo caracterizar as dinâmicas das relações sociais de crianças com deficiência mental no espaço da escola regular, bem como, discutir os caminhos de aprendizagem e desenvolvimento que estas percorrem no processo de inclusão. Partindo da perspectiva histórico-cultural, focalizamos a "Compensação" no cenário atual da inclusão escolar. A pesquisa de campo aconteceu em duas salas de aula comuns - 2º Ano do Ciclo I, freqüentada por Luisa (8 anos, Diagnóstico de Deficiência Mental); 3º Ano do Ciclo I, freqüentada por Guta (9 anos, Diagnóstico de Síndrome de Down) e na sala de apoio pedagógico, freqüentada por ambas as garotas, duas vezes por semana, no período oposto ao da sala comum. Foram realizadas filmagens semanais que ocorreram entre agosto e dezembro de 2007, além de entrevistas com as mães e os professores. Os dados foram transcritos e analisados segundo diretrizes da análise microgenética, considerando as minúcias dos acontecimentos e o recorte de episódios interativos, sendo o exame orientado para o funcionamento psíquico dos sujeitos, as relações intersubjetivas e as condições sociais da situação. As análises indicaram que, embora haja esforços no sentido da promoção da aprendizagem, não se localiza o aluno deficiente em novas posições nas relações sociais e, conseqüentemente, a criança especial se depara com momentos que desfavorecem a superação do atraso mental, acentuando e agravando ainda mais o quadro da deficiência primária. Esta postura do educador reflete os discursos presentes nos documentos oficiais que apóiam a inclusão, os quais geram contradições no processo educativo dessas crianças e pulverizam o acesso ao conhecimento cultural. Defendemos que no processo de inclusão escolar é preciso questionar o modelo imposto pelos documentos oficiais, pois do contrário, corremos o risco de cair na armadilha dos pequenos ajustes e não provocar as mudanças necessárias para garantir a aprendizagem de todas as crianças. Isso exige flexibilidade do sistema, com amplas mudanças políticas e pedagógicas. Exige também uma mudança de mentalidade, investimento em recursos e a construção de novos conhecimentos acerca do trabalho diferencial que precisa ser oferecido a essas crianças. Consideramos que um aprofundamento teórico na discussão sobre o conceito de compensação pode nos ajudar a superar a visão mais superficial e garantir a compreensão dialética do conceito conforme apresentado na obra de Vygotski. Palavras-chave: Educação Especial, Inclusão Escolar, Compensação na Deficiência, Vygotski.
Abstract
The objective of this study is to characterize the dynamics of the social relations of children with mental deficiency in the school setting as well as discuss the processes of learning and development during their inclusion in regular education. Based on the cultural-historical perspective we focus on the notion of "Compensation" in order to investigate the conditions provided by current inclusive educational programs. The field work was oriented to two students of an elementary school: Luiza (8 years old, with diagnosis of mental deficiency) and Guta (9 years old, with diagnosis of Down Syndrome). The observations involved the classroom that they attended - respectively, second and third year - and the pedagogical support room where the girls take classes twice a week, when they are not having regular classes. Weekly video recordings were made in the period of August to December, 2007. The procedures also included interviews with their mothers. The data were transcribed and analyzed according to the guidelines of a micro-genetic approach, which considers small details of the events and the selection of interactive episodes, being the exam oriented to the mental functioning of the individuals, the inter subjective relations and the social conditions of the situation. The analyses indicated that, although there are efforts related to fact of the learning promotion, the mentally disabled student isn’t considered in new positions on the social relations and, consequently, the mentally disabled child finds herself in such situations that make it more difficult for her to overcome her mental disability, worsening the primary disability situation. This kind of posture assumed by educators reflects the existing issues which are on the official documents that propose inclusive education. The same issues generate contradictory ideas related to the educational process of such children and make it more difficult the access to the cultural knowledge. We argue that on the school inclusion process it’s necessary to question the model imposed by the official documents, so that we do not run the risk of being trapped by small adjustments and not getting the necessaries changes to guarantee the a successful learning of all the children. This demands flexibility of the system, with greater political and pedagogical changes. It also demands change of mentality, investment of resources and the building of new knowledge related to the specialized work that has to be offered to such students. We consider that a theoretical and more detailed study on the notion of compensation can help us overcome the more superficial view of this process and assure a dialect comprehension of it, in accordance to what was presented by Vygotski.