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Título

NA ROÇA, NA RAÇA... EU ME TORNEI PROFESSOR: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE...

Orientador

ROSELI PACHECO SCHNETZLER

Autor

MARIA NAILDE MARTINS RAMALHO

Palavra chave

FORMAÇÃO DOCENTE. CLASSES MULTISSERIADAS. CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/11/2008

Nº Downloads

2054

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de formação docente de professores que atuam em classes multisseriadas, suas reflexões e intervenções no processo de aprender a ensinar. Segundo dados de 2003 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, do Ministério da Educação - MEC, 81 mil escolas brasileiras têm classes multisseriadas, ou seja, turmas onde alunos de diversas idades e séries estudam em uma mesma sala de aula e com um único professor. Na região sudeste do país os índices mais elevados se concentram no Estado de Minas Gerais, mais precisamente, no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, contexto no qual esta pesquisa de desenvolve. Esta pesquisa possui, como embasamento teórico, contribuições de Nóvoa (1992), Schön (2000), Stenhouse (1985 e 1996), Tardif (2001), Vygotsky (1996 e 2000), Zeichner (1993 e 1998), dentre outros, que discutem a formação e a prática dos professores. A pesquisa está organizada em três eixos que analisam a formação docente de professores de classes multisseriadas; o cotidiano de professores de salas multisseriadas, e a sala de aula multisseriada. Nesse sentido, foram utilizados como matéria de pesquisa: memoriais, entrevistas e observações de sala de aula para a coleta de dados, os quais são interpretados à luz dos referenciais adotados neste trabalho. Os resultados evidenciam que o processo de formação desses docentes se diferencia dos demais em virtude das peculiaridades do contexto social no qual se insere a sala de aula multisseriada, pois, esses sujeitos demarcam, de forma singular, uma maneira de ver, sentir, atuar e interpretar o seu papel docente, em suas múltiplas dimensões constitutivas: sacrifício, solidão, renúncia, insegurança, memória, prazer, subjetividade e transgressão.

Abstract

This research aims to understand the teachers' education process who teach in multi-leveled classrooms, their reflections and interventions in the process of learning to teach. According to 2003 data of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP (National Institute of Educational Researches and Studies) of Ministério DA Educação (Education Ministry) - MEC, 81 thousand Brazilian schools have classes named by the government as multi-leveled, that is, groups where students of several ages and grades study in the same classroom. In the southeast region, the highest indices concentrate in the State of Minas Gerais, Brazil, more precisely in the North of Minas Gerais and in Vale do Jequitinhonha, context where this research has been developed. It is based on authors as Nóvoa (1992), Schön (2000), Stenhouse (1985 e 1996), Tardif (2001), Vygotsky (1996 e 2000), Zeichner (1993 e 1998), among others, who discuss teachers' education and practice. This research process of data construction and interpretation is organized according to three analyses: the multi-leveled classroom teachers' education; the daily routine of these teachers and of the multi-leveled classroom. For that, 25 memorials, 4 interviews and observations were used as data collection instruments. It was concluded that these teachers' education process is different from the others due to the multi-leveled classroom space's own peculiarities, where these subjects outline, in a unique way, a manner of seeing, feeling and interpreting the social context in its multiple constitutive dimensions: sacrifice, loneliness, renouncement, insecurity, memory, pleasure, subjectivity and transgression.