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Título

GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO JUNTO A CONSULTORES DO IBCO (INSTITUTO BRASILEIRO DOS CONSULTORES DE ORGANIZAÇÃO)

Orientador

DALILA ALVES CORRÊA

Autor

RODRIGO NOALE REBELATO

Palavra chave

GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA, ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL, EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA,

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

18/12/2008

Nº Downloads

1498

Resumo

Uma característica comum presente nas organizações contemporâneas, diz respeito à busca contínua de um desempenho superior, capaz de lhes propiciar vantagem competitiva sustentável e duradoura. Dentre as estratégias de ação que adotam para atingir essa superioridade, uma adequada estratégia organizacional e um corpo gerencial preparado integram a base dessa busca. O presente estudo desenvolveu essas duas abordagens elegendo, em particular, a atuação da gerência intermediária no contexto da execução da estratégia organizacional. A gerência intermediária desenvolve papel crucial nesse âmbito posto que atua numa via de dupla direção, entre a alta gerência e o nível operacional. Sua atuação e influência perpassam as pessoas tanto em funções hierarquicamente superiores, como inferiores a si. Os diferentes papéis atribuídos a essa classe gerencial conferem-lhe diversas denominações diante do trabalho que desenvolvem, sendo chamados de agentes da mudança; de edificadores da estratégia; de agentes de significados; de construtores de sentido; de disseminadores do conhecimento e informações, dentre outras designações. O estudo parte de uma revisão bibliográfica sobre a estratégia e a vantagem competitiva; as pessoas na execução da estratégia e a gerência intermediária, para uma abordagem mais ampla e aprofundada do assunto. O objetivo do estudo foi analisar a gerência intermediária no contexto anteriormente apresenta. Sendo de natureza qualitativa e exploratória o estudo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida junto a um grupo de consultores organizacionais associados ao IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores Organizacionais. Utilizou-se questionário padrão para coleta de dados junto a esse público. Incluíram-se, também, a participação de três docentes da área de gestão, os quais foram abordados por meio de entrevistas. Ambos os públicos confirmaram a importância dessa classe gerencial para o contexto da estratégia, bem como apontaram os papéis e as atribuições que lhes são atinentes. A contribuição do estudo ocorre na linha de aprofundar e ampliar a temática gerência intermediária na execução da estratégia. A partir da análise dos dados coletados no estudo identifica-se a gerência intermediária enquanto termo, funções, atribuições, competências, papéis; atuação e importância nos diferentes portes de empresas; reconhecimento do mercado a essa classe gerencial e perdas associadas à saída desse profissional das organizações.

Abstract

A common characteristic present in the contemporaries organizations, regards to the continuous search for a superior performance, capable of propitiate a sustainable, competitive and lasting advantage. Amongst the strategies of action they adopt to reach this superiority, one adequate organizational strategy and a managemental staff well prepared integrates the basis of this search. The present study developed these two boarding, electing, in particular, the intermediate management performance in the context of the organizational strategy execution. The intermediate management develops crucial role in this scope rank since they act in a double direction way, between the high management and the operational level. Their performance and influence pass over both the people in superior or hierarchically inferior functions. The different roles attributed to this managemental category confer to them different denominations in relation to the work developed, being called changes agents; strategy builders; meanings agents; direction constructors; knowledge and information disseminators, among other assignments. The study starts from a bibliographical revision on the strategy and competitive advantage subjects; the people in the execution of the strategy and the intermediate management, until an ampler and deep boarding of the subject. The objective of this study was to analyze the intermediate management in the context former presented. Being of qualitative and exploratory nature, the study presents results of a research developed near to a group of organizational consultants, associates to the IBCO - Brazilian Institute of Organizational Consultants. Standard questionnaire for collection of data near to this public was used. The participation of three professors of the management area was also included, which had been boarded through interviews. Both public had confirmed the importance of this managemental category to the strategy context, as well as had pointed the role and attributions relative to them. The contribution of the study is to deepen and to extend the thematic intermediate management in the strategy execution. Starting from the collected data analysis it was possible to identify functions, attributions, scopes, role, performance, and importance in the different extent of companies; market atonement to this managemental category and losses associate to the exit of this professional from a company.